Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alemão dá pontapé reinicial no dia 16

08 de Maio de 2020 às 00:01

Alemão dá pontapé reinicial no dia 16 Borussia Dortmund x Schalke 04 reabre competição. Crédito da foto: Reprodução / Instagram

O governo alemão autorizou ontem a retomada do Campeonato Alemão de futebol, com portões fechados, e a competição anunciou que a primeira e a segunda divisão voltarão a ser disputadas no dia 16 de maio. De acordo com a tabela estabelecida para o retorno, a partida de reabertura será o clássico entre Borussia Dortmund e Schalke 04.

Mais de dois meses após a suspensão das competições devido à pandemia do novo coronavírus, a Bundesliga será a primeira das grandes ligas de futebol da Europa a retomar sua competição, cumprindo uma série de protocolos de proteção. “A Bundesliga pode voltar a partir da segunda metade de maio, respeitando as regras que foram combinadas”, declarou Angela Merkel, chanceler do governo alemão.

O país trilha assim um caminho diferente entre as ligas europeias. A França suspendeu definitivamente sua temporada na semana passada, enquanto Inglaterra, Espanha e Itália aguardam, na melhor das hipóteses, voltar a jogar em junho. Outros países com ligas menos poderosas já fixaram datas para o reinício de suas competições, entre elas Ilhas Faroe (9 de maio), Sérvia (30 de maio) e Turquia (12 de junho).

No momento da suspensão dos jogos, após a 25ª rodada, o Bayern de Munique liderava com quatro pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund e estava próximo de conquistar o oitavo título alemão consecutivo.

“Estamos felizes, é um sinal formidável para a Bundesliga”, comemorou Karl-Heinz Rummenigge, mandatário do Bayern de Munique. “É importante que a temporada seja decidida no campo e não em reuniões”, insistiu.

O presidente do Borussia Dortmund, Hans-Joachim Watzke, reconheceu que a suspensão definitiva “não seria economicamente suportável para os clubes”, mas lamentou ter que jogar com portões fechados, já que sua equipe”‘obtém muita energia da paixão dos torcedores”.

300 milhões de euros

A Liga Alemã de Futebol (DFL) defende há algumas semanas esta retomada, vital para a sobrevivência econômica de um setor que emprega na Alemanha 56 mil pessoas. A entidade apresentou aos poderes públicos um protocolo sanitário rigoroso, baseado na realização de diversos testes de detecção do coronavírus, o que permitiria relançar a competição sem grandes riscos. O ministro da Saúde, Jens Spahn, avalia que este protocolo “é coerente e pode servir de modelo para outros esportes”.

Caso as últimas nove rodada dos campeonatos da 1ª e 2ª divisão possam ser disputadas, os clubes alemães receberão 300 milhões de euros em direitos de televisão, o que suavizará um pouco o prejuízo financeiro causado pela pandemia, num momento em que uma dezena de clubes das duas principais divisões se encontram à beira da falência, segundo a imprensa alemã. (AFP)