Buscar no Cruzeiro

Buscar

Academias apresentam medidas e pedem reabertura em Sorocaba

28 de Abril de 2020 às 00:01

Academias contra a Covid-19 Relatório entregue por representantes do setor pede autorização para retomada das atividades mediante observações sanitárias e antiaglomeração. Crédito da foto: Divulgação

A Comissão Organizadora para Reabertura das Academias e Estabelecimentos Físico-Esportivos de Sorocaba esteve presente na manhã desta segunda-feira (27) na Câmara dos Vereadores para entregar um relatório com protocolos para a retomada das atividades. A carta foi recebida pelo presidente do Legislativo, Fernando Dini (MDB), e pela Comissão de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento à Covid-19, presidida por Anselmo Neto (PSDB) e de relatoria de Hudson Pessini (MDB).

Também participaram da reunião o vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (Cref-SP), Pedro Roberto Pereira de Souza; e o ex-secretário de Esportes e Lazer de Sorocaba, Simei Lamarca. O documento será encaminhado para a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), mas antes passará pelo departamento jurídico da Prefeitura. A resposta sobre a viabilidade do pedido deve ser dada até o final da semana.

Por conta do decreto estadual assinado pelo governador João Doria (PSDB), a comissão dos proprietários de academias e educadores físicos iniciará conversa com o Ministério Público Estadual (MP-SP) para evitar o impedimento da retomada das atividades. “A nossa proposta é de forma organizada, respeitosa. Com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, de órgãos internacionais, de como a gente pode trabalhar”, explica Vladimir Juliano de Godoi, membro da comissão sorocabana.

Segundo dados do grupo, cerca de 20% das academias da cidade fecharam as portas e não irão reabrir. Além da questão financeira, os responsáveis pelo setor entendem que têm uma importância grande no combate à Covid-19. “Nós podemos colaborar diretamente no combate à Covid. Fortalecendo as pessoas para que o sistema imunológico esteja fortalecido e, caso contraia à Covid-19, o sistema consiga combater. A única forma (do combate) hoje é o sistema imunológico reagir”, pontua Vladimir.

O texto cita que os educadores físicos estão entre as profissões selecionadas pelo Ministério da Saúde, de acordo com a portaria ministerial 639/2020, para capacitação e cadastramento desses profissionais para o auxílio no combate ao coronavírus. “Nós somos profissionais da saúde; e a educação física, o esporte, o exercício, de maneira sistemática, organizada, pode sim contribuir bastante para esse momento do nosso Brasil”, finalizou Godoi.

Medidas de prevenção

O documento é embasado em orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estudos acadêmicos publicados ao redor do mundo, resoluções de estados e municípios brasileiros que reabriram estabelecimentos e órgãos regulamentadores do setor. Em sete tópicos, são observadas as medidas de prevenção ao novo coronavírus.

As academias deverão disponibilizar álcool em gel para uso de clientes e funcionários. Durante o horário de funcionamento, cada área deverá ser fechada uma ou duas vezes por dia, por pelo menos 30 minutos, para limpeza e desinfecção do ambiente. Para adentrar às unidades, alunos e funcionários terão a temperatura medida e, se superior à 37,8º C, não será autorizada a entrada.

Haverá, ainda, limitação de ocupação simultânea -- sendo permitida a presença de uma pessoa a cada quatro metros quadrados. Nas áreas de exercícios com pesos livres e nas salas de atividades coletivas, a distância de um metro e meio entre as pessoas será delimitada por uma fita. O espaçamento entre equipamentos também deverá ser de um metro e meio. Bebedouros terão as saídas de água liberadas apenas para garrafas próprias.

Todos os funcionários deverão usar máscaras e luvas. Na áreas de piscinas, será exigido o uso de chinelos. Deverá haver suportes para cada cliente pendurar as toalhas e da higienização de escadas, balizas e bordas das piscinas após cada aula.

Clientes com idade acima dos 60 anos poderão solicitar o congelamento de seus planos, sem nenhum prejuízo futuro. A renovação do ar do ambiente deve ser de pelo menos sete vezes por hora, de acordo com a legislação vigente. As trocas dos filtros de ar deverão ser feitas no mínimo uma vez por mês, usando pastilhas adequadas para higienização. (Zeca Cardoso)