Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aberto da Austrália tem início garantido

05 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Aberto da Austrália tem início garantido Autoridades vêem baixo risco de contágio pela Covid no torneio. Crédito da foto: David Gray / AFP (4/2/2021)

A organização do Aberto da Austrália decidiu pelo adiamento do sorteio das chaves do Grand Slam de ontem para hoje (5) depois de todo o ocorrido com um funcionário do hotel onde os tenistas cumpriam quarentena em Melbourne testando positivo para o novo coronavírus, o que causou o cancelamento de toda a rodada de ontem dos torneios preparatórios.

Presidente da Tennis Australia, Craig Tiley informou em entrevista coletiva que, embora o sorteio tenha sido adiado, o primeiro Grand Slam da temporada de 2021 começará conforme previsto, na próxima segunda-feira (8).

Ele também assegurou que as competições que estão sendo disputadas nesta semana chegarão ao fim, ainda que seja necessário rodadas duplas para alguns casos. Dependendo dos resultados, já que alguns tenistas terão que fazer duas partidas em um mesmo dia, a organização definirá qual lado da chave começará o Aberto da Austrália na segunda-feira. Essa definição acontecerá amanhã (6).

As palavras de Tiley sobre a realização do Aberto da Austrália foram endossadas por Daniel Andrews, premiê do Estado de Victoria, onde fica Melbourne. Ele disse que embora seja difícil garantir qualquer coisa quando o assunto é Covid-19, o torneio não deverá ser cancelado. “Todos nós entendemos que não há garantias em nada disso. Mas, nesta fase, o torneio não deve ser afetado por isso”, afirmou.

O vice-chefe de saúde, Allen Cheng, disse que as autoridades acreditam que o risco é baixo. “O último caso a deixar o hotel foi no dia 22, de modo que agora já está quase 14 dias desde aquela época. Então, se houvesse alguma exposição, eles estariam chegando a esse período, então pensamos que o risco é relativamente baixo”, comentou.

O Departamento de Saúde de Victoria disse na noite de quarta-feira (3) que o indivíduo trabalhou pela última vez no Grand Hyatt Hotel em 29 de janeiro e foi testado no final de seu turno, retornando um resultado negativo. Posteriormente, o trabalhador desenvolveu sintomas e foi testado novamente na última terça (2), dando positivo.

Nadal sente dores

O tenista espanhol Rafael Nadal, atual número 2 do mundo, não estará em quadra hoje (5) contra a Grécia, em duelo que vale vaga na semifinal da ATP Cup -- competição entre países disputada em Melbourne como preparação para o Aberto da Austrália. Nadal já não enfrentou os anfitriões na estreia, por causa de dores nas costas.

“Não é algo grave, mas não estou bem o suficiente para jogar, especialmente em uma competição por equipes. Então, eu não vou jogar”, disse Nadal, em entrevista ao do canal de TV espanhol Movistar. (Estadão Conteúdo)