Buscar no Cruzeiro

Buscar

A poucos meses de Olimpíada, Japão inicia vacinação contra Covid-19

17 de Fevereiro de 2021 às 13:17

Japão realizou testes adicionais para as vacinas e atrasou, em relação a outros países, sua campanha. Crédito da foto: AFP

A cinco meses dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Japão começou nesta quarta-feira (17) a vacinação de sua população contra a Covid-19, no momento em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) celebra redução global de contágios e mortes.

Foram semanas de atraso na vacinação japonesa em relação a maioria dos países, já que as agências reguladoras do país exigiram estudos clínicos adicionais. No entanto, o país garante que reservou uma quantidade de doses suficientes para os 126 milhões de habitantes.

Os primeiros vacinados com o fármaco dos laboratórios Pfizer/BioNTech serão 40 mil profissionais da saúde. Depois, serão imunizadas pessoas com mais de 65 anos.

Com a pandemia, que no Japão já matou mais de sete mil pessoas e atingiu 418 mil delas, há uma forte rejeição da população japonesa em relação à realização da Olimpíada. O evento foi adiado de 2020 para julho deste ano. A quantidade de casos é mortes é menor do que em outros locais, muito por conta do fechamento das fronteiras, há um ano.

Vale lembrar, por fim, que o Comitê Olímpico Internacional (COI) não deu como obrigatória a tomada da vacina, mas recomendou a atletas e demais participantes da Olimpíada de Tóquio que estejam imunizados contra o coronavírus.