Buscar no Cruzeiro

Buscar

5G promete revolucionar esportes

25 de Novembro de 2020 às 00:01

5G promete revolucionar esportes Promessa é transmitir partidas apenas com smartphone. Crédito da foto: Reprodução / Instagram

O celular sem serviço no estádio de futebol era o antigo normal para o torcedor no período pré-pandemia. Mas ainda é comum a quem assiste a uma partida ao vivo pela televisão ouvir o vizinho gritar gol antes de a bola balançar a rede por causa do delay que existe entre a TV a cabo e o rádio, por exemplo. O 5G, ainda em teste no Brasil, promete resolver esses problemas e trazer outras soluções que podem até aumentar o caixa dos clubes, das emissoras e dos patrocinadores.

O leilão para exploração dessa nova tecnologia deve ser realizado pela Anatel no fim do primeiro semestre de 2021. A promessa é de uma velocidade de transmissão de internet até 100 vezes mais rápida do que o 4G, sem queda e sem delay, com possibilidades que irão revolucionar a maneira como estamos conectados.

Smartphone no estádio não só terá sinal para mandar mensagens, como também poderá gravar vídeos em alta definição e até ser usado na transmissão da partida -- a NBA fez alguns testes na pré-temporada deste ano com a tecnologia. Em parceria com a ESPN e AT&T, realizou uma transmissão alternativa em seu aplicativo conectada no 5G com apenas seis smartphones, dispensando as câmeras de TV (muito mais caras), conexões via satélite e cabos. Expectativa é que as primeiras experiências comecem três ou quatro anos. (Estadão Conteúdo)