Buscar no Cruzeiro

Buscar

2ª etapa do Festival Cruzeirinho 2018 emociona pais e filhos

18 de Setembro de 2018 às 08:25

Festival emociona pais e filhos A bola rolou mais com caráter pedagógico do que competitivo, no Sesc Sorocaba - Foto: Emidio Marques

A segunda etapa do Festival Cruzeirinho 2018 para a categoria Sub-10, realizada no último domingo (16) no Sesc Sorocaba, atraiu mais de 500 pessoas, incluindo aí os cerca 220 jogadores. Os jogos aconteceram em clima festivo, sem caráter competitivo mas, mesmo assim, os pais e os filhos em quadra vibraram com dribles, marcação, bola na rede e muito espírito de equipe.

Ao término do evento, por volta das 13h, o garoto Luan da Silva Ribeiro, de 9 anos, exibindo medalha no peito e participações em três partidas, concluiu: “Um dia a gente perde, um dia a gente ganha.” Ele computou uma vitória, um empate e uma derrota. Orgulhoso, o pai de Luan, Luciano Carlos Ribeiro, de 34 anos, comemorou: “A alegria deles (dos filhos) é alegria da gente também.” Pai e filho moram em Piedade, onde o pai trabalha em uma granja.

Festival emociona pais e filhos Bruna Camargo e o filho Gabriel. Crédito da foto: Emidio Marques

No mesmo clima de entusiasmo, os pais Leandro Santana, de 32 anos, e Bruna Camargo, de 25 anos, torceram pelo filho Gabriel Camargo, de 10 anos, e levaram como companhia o filho mais novo, Guilherme Camargo, de 7 anos. Antes do início das partidas, a família foi marcada pela ansiedade. Guilherme, que tinha jogado no Festival Sub-8 do fim de semana anterior, lamentou não jogar neste domingo também. Os dois filhos participam do Projeto Prado, no Jardim Santa Esmeralda, onde a família mora.

Outro pai que vibrou bastante foi Wilson Oliveira de Souza, de 33 anos, com o destaque obtido pelo filho Igor de Jesus, de 10 anos, no torneio de embaixadinhas. Igor fez 61 embaixadinhas, e deu a receita: “Concentração.” O pai admitiu que perde para o filho na habilidade.

O campeão do torneio de embaixadinhas foi o garoto Murillo Fernandes de Carvalho, com 134 toques contínuos sem deixar a bola cair. A professora Juliana Araújo Matos, de Piedade, foi a campeã de embaixadinhas entre os pais, com a marca de 99 batidas na bola com os pés e os joelhos.

Vibração dos pais

Os pais também descreveram a satisfação de terem os filhos nas quadras do Festival Cruzeirinho 2018. “Aqui eles vão pegando aprendizado, experiência sobre o que é uma competição”, disse Bruna Camargo. “Experiência para todas as áreas da vida.”

“Isso é muito bom para interagir, melhorar a educação deles, o condicionamento físico, até na escola ficam motivados a se esforçar nos estudos”, disse Leandro Santana. Ele acrescentou que, na escola, os professores incentivam a melhoria das notas nas disciplinas de estudo como forma de o aluno se habilitar cada vez mais para o esporte. “E ganhando ou perdendo, o que importa é estar participando.”

Festival emociona pais e filhos O garoto Luan ao lado do mascote Cruzeirito e do pai Luciano - Foto: Emidio Marques

Luiz Antônio de Salles, de 55 anos, acompanhou o filho Luiz Henrique, de 9 anos, que joga pela equipe AMB Bom Di Bola. “A gente filma, a gente tira foto”, disse, falando sobre a oportunidade de registrar a participação do evento como recordação para o futuro. Ele também filosofou sobre a importância do esporte para a infância: “Tira as crianças de fazer coisa errada. Hoje em dia se as crianças não estiverem praticando esporte, podem estar fazendo algo que não devem. A gente deve ocupar a mente deles com coisas boas. Praticar esporte ajuda a desenvolver a mente para o bem.”

Posicionados nas laterais das quadras, muitos pais venceram a timidez para incentivar os filhos como se fossem técnicos, dando palpites para as horas da defesa e marcação, para as oportunidades de ataque e chutes a gol. Celulares na mão, mães gravaram e tiraram fotos. Pularam de alegria a cada demonstração de habilidade dos filhos e também se expressavam com gestos de decepção quando eles perdiam jogadas e tomavam gols.

“A gente quer ver os filhos participando, para eles é uma diversão, eles estão se divertindo e participando de uma atividade que mais tarde pode ser boa para eles”, disse Luiz Antônio de Salles. Pela “corujice” dos pais, ninguém tinha dúvida de que os adultos também se divertiram.

Com o mascote

Ao término do evento, em meio ao clima de euforia pelas vitórias -- ou de decepção pelas derrotas --, todos os jogadores ganharam medalha e uma ecogab para ser utilizada como porta-chuteira. Fizeram caras e bocas para tirar fotos com o Cruzeirito, mascote do Cruzeirinho 2018. Os pais, também desta vez, aproveitaram para tirar fotos e filmar os filhos.

O Festival faz parte do 38º Torneio de Futsal para Crianças e Adolescentes, o Cruzeirinho 2018. As partidas de domingo foram distribuídas em três espaços: uma miniquadra, onde ficam três jogadores, sem goleiro; a quadra tradicional, com quatro jogadores de linha e um goleiro; a quadra soçaite, com cinco jogadores de linha e um goleiro.

Entre as esquipes participantes estavam o Colégio Iguatemi, CFD Alumínio, Quintal da Bola, Napoli Futsal Itapevi, Unidos São Guilherme, Projeto Jovens Talentos / ADC ZF, ACM / YMCA Sorocaba, Seleção de Votorantim, Vila dos Ingleses, Prado Futsal, ACM Sorocaba, Ambassadors Football, Colégio Talentos, Independente Pacaembu, AMB Bom Di Bola, Caas Futmax, GRP CPFL Piratininga, PM Piedade / Real Madrid, Caas AZD, Quintal da Bola, CFD Alumínio, Unidos do São Guilherme.

Entre o pessoal de apoio estavam presentes o técnico de esporte William Mendes, o chefe de seção Ivan Assunção e o chefe de Divisão Daniel Querido, da Secretaria Municipal de Esportes (Semes). E também a coordenadora de marketing do jornal Cruzeiro do Sul, Mariana Conti, com os assistentes Felipe Tarifa e Ana Paula Simões.

O Cruzeirinho 2018 é realizado pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), com organização da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Semes; patrocínio da Sorosilk Camisetas Para Vencedores, Casa do Construtor Aluguel de Equipamentos e Colégio Salesiano de Sorocaba. A página da competição no Facebook pode ser acessada em facebook.com/torneiocruzeirinho.

Galeria

Confira a galeria de fotos