Buscar no Cruzeiro

Buscar

Três lições da Copa para quem quer passar no vestibular

13 de Setembro de 2018 às 17:09

Foto: Divulgação.

Uma das primeiras características da seleção do técnico Didier Deschamps, da França, é a baixa faixa etária. A média de idade que não ultrapassa os 26 anos e alguns dos mais jovens estão entre as principais estrelas da equipe: Pogba, do Manchester United, de 25 anos, Dembélé, do Barcelona, 21 anos, e a revelação Kylian Mbappé, do Paris Saint Germain, com apenas 19 anos. Isto significa que, apesar da pouca idade, eles chegaram à seleção por terem qualidades técnicas já conhecidas anteriormente. Já atuando em equipes de destaque, isso demonstra também a dedicação que tiveram desde cedo em busca de um objetivo comum, sobressair-se no futebol mundial.

O que isso tem a ver com os futuros vestibulandos? Tudo a ver. O exemplo a ser seguido é que quem deseja se dar bem nesta etapa fundamental da vida precisa demonstrar o mesmo afinco na dedicação aos estudos. E desde muito cedo, ou seja, desde já!

É importante ter claro aonde se quer chegar e não perder nenhuma boa oportunidade para isso.

Foco e persistência

Logo após a vitória na primeira rodada do mundial, os torcedores franceses se assustaram. Antoine Griezmann, um dos principais atacantes da França, se machucou e deixou o treino seguinte mais cedo. Não foi o único desfalque, o zagueiro Samuel Umtiti e o meia Thomas Lemar também se queixaram de dores e não participaram das atividades físicas. Bem no início dos jogos, era algo para se preocupar realmente.

Mas, em vez de entrar em desespero, o técnico fez o que devia ser feito. Encaminhou seus jogadores lesionados para a fisioterapia, pegou leve nos treinos seguintes, mas não deixou de apostar na força da equipe como um todo. Em nenhum momento, durante as entrevistas coletivas, alguém do time chegou a transparecer fragilidade. Ao contrário, continuaram transmitindo uma imagem de confiança e firmeza de propósito. Olhando de fora, a impressão que se tem é que em momento algum desistiram da ideia de ser campeões.

Mais uma vez o comparativo com os estudantes que vão prestar o vestibular é útil. A verdade é que mesmo os alunos mais brilhantes sempre vão ter alguma matéria que não dominam completamente. A saída é relaxar e buscar ajuda, aumentando o treino naquilo que requer mais atenção. E sem desespero. Assim como os atletas, treinar, treinar e treinar é a melhor forma de buscar a vitória nos estudos. Não se esquecendo de recorrer ao apoio, quando necessário.

Vencendo a pressão

Não importa quais times cheguem à final, a pressão sempre será máxima e vinda de todos os lados. A França, por exemplo, havia chegado muito perto no Mundial de 2006, quando fez a final com a Itália. Empatou, mas perdeu nos pênaltis. Em 2016, na Eurocopa, a França mais uma vez chegou perto. Só que desta vez perdeu para Portugal.

Em Moscou, 2018, os “azuis”, como são conhecidos os jogadores da seleção francesa, podiam ter se deixado abater pelo temor de falhar mais uma vez. Em vez disso, mostraram valentia em campo e golearam a adversária Croácia. Assim conquistaram a tão sonhada taça!

O jovem estudante também enfrenta pressões ainda mais definitivas. Afinal, é seu futuro que está em jogo. Poder fazer as melhores escolhas, portanto, faz toda a diferença. Trata-se de buscar um curso de qualidade, que se encaixe com seu perfil e ofereça boas perspectivas de carreira, partindo com confiança para a seleção vestibular.

Na Facens o estudante pode decidir entre nove cursos na área da Engenharia (Agronômica, Alimentos, Civil, Computação, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, Química e Produção), o de Arquitetura e Urbanismo e mais o de tecnologia em Jogos Digitais. São carreiras promissoras, oferecidos por uma faculdade que foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com a nota máxima: 5! Além disso, a faculdade tem várias parcerias com instituições estrangeiras que estão entre as melhores do mundo em suas áreas e tem infraestrutura moderna e eficiente.

Para facilitar o ingresso de novos alunos, a prova vestibular será no dia 21/10, reunindo também o Concurso de Bolsas, com descontos que podem chegar a 100% do valor da mensalidade, dependendo do desempenho do candidato. Para se inscrever, basta acessar: www.facens.br.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos