Tecnologia e empreendedorismo: como softwares podem ajudar microempresas a prosperarem
Quando pensamos em microempresas, quaisquer detalhes podem fazer diferença na mensuração do balanço financeiro. Isso porque, em muitos casos, a linha entre lucro e prejuízo é tênue, já que as negociações não envolvem quantias muito grandes.
Diante desse cenário, contar com processos bem delineados é importante para o sucesso de uma microempresa. E dentro desse leque, ter boas ideias e utilizar softwares que possibilitem a realização delas é essencial.
Afinal, não adianta oferecer um serviço de comprar e retirar na loja, por exemplo, se o microempreendedor não consegue dar baixa no estoque dos produtos que saíram através da venda de e-commerce. Ou seja, não adianta oferecer facilidades sem que a própria empresa esteja preparada para elas.
Quais softwares são importantes para as microempresas
Para as pequenas empresas, grande parte dos especialistas ressaltam a importância de dois softwares específicos: ERP, sigla para Planejamento de Recursos Empresariais e o CRM, sigla para Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Colocando essas duas alternativas no dia a dia da microempresa, será possível obter um processo correto e capaz de potencializar os lucros do negócio.
O que é ERP?
O ERP (Enterprise Resource Planning) nada mais é do que um sistema que pode ser implementado em uma empresa para “mapear” todos os seus dados e informações.
Assim, a partir desse conhecimento, é possível medir quais ações são necessárias para tornar a empresa mais produtiva, seja reduzindo custos ou potencializando a produtividade.
Como o software funciona na prática
O sistema de gestão integrado funciona, na prática, auditando os dados financeiros de uma empresa. Ou seja, ele deverá mensurar as contas a serem recebidas e pagas e, até mesmo, monitorando pedidos de compras em e-commerces.
Além disso, o ERP também pode intervir na gestão de pessoas de uma empresa. Isso porque, o software é capaz de analisar a produtividade de cada membro da equipe e, a partir desse dado, demonstrar quais ações são necessárias para melhorar o desempenho do grupo de colaboradores da empresa.
Outra aplicabilidade do ERP é identificar quando determinado produto é comprado e retirá-lo do estoque. Assim, de forma simples e prática, diversos problemas de comunicação podem ser evitados.
O que é CRM?
Diferente do ERP, que possui como objetivo primário melhorar a organização interna, o CRM tem como objetivo melhorar o relacionamento com o cliente. E assim, consequentemente, maximizar o engajamento do consumidor e, em último plano, as vendas.
Por meio de dados consistentes, o CRM possibilita uma análise complexa e completa acerca de diferentes métricas relacionadas ao cliente. Em tese, esse sistema é focado principalmente para as empresas que possuem uma necessidade ou preocupação em atender demandas dos clientes, seja em relação ao serviço ou produto.
Como o software funciona na prática
Na prática, o CRM é um conjunto de práticas que são capazes de registrar a experiência e os hábitos dos consumidores durante o processo de compra. Mas, além disso, esse sistema também faz um acompanhamento do contato da empresa com o lead, antes mesmo do ato de compra, em si.
E essa característica é justamente o que torna o CRM importante, tanto para microempresas, como para as médias e grandes. Esse sistema é capaz de aglutinar todas as informações em apenas um local, favorecendo a organização da empresa e possibilitando novas soluções assertivas ao negócio.
Assim, é possível traçar um panorama geral sobre como está a situação da empresa e aumentar a produtividade. Afinal, em tese, o CRM visa justamente melhorar um ciclo de vendas que está ineficiente e incapaz de demonstrar os melhores resultados.
Fique sempre ligado para colocar em sua empresa as melhores soluções
É cada vez mais comum encontrar no mercado soluções de gestão e contato com o cliente. Por isso, é importante procurar pelas empresas mais capacitadas para lhe oferecer softwares que atendam às suas demandas do dia a dia.
Afinal, não adianta implementar diversos processos automatizados que acabam piorando o seu contato com o cliente e suas vendas. Além disso, é interessante também procurar por empresas que ofereçam sistemas de ERP e CRM integrados, capazes de auxiliar o microempreendedor de forma completa, quando necessário. Esses fatores, em conjunto, proporcionam um processo mais correto e produtivo.