Buscar no Cruzeiro

Buscar

São Miguel Arcanjo completa 132 anos de muita fé, trabalho e orgulho

01 de Abril de 2021 às 00:01

São Miguel Arcanjo completa 132 anos de muita fé, trabalho e orgulho Crédito da foto: Divulgação

Há exatos 132 anos, São Miguel Arcanjo se emancipava e tornava-se então município, no dia 1º de abril de 1889.

Até aquela data, o então distrito de mesmo nome, surgido do bairro da Fazenda Velha, fazia parte da cidade de Itapetininga.

A história de São Miguel Arcanjo é calcada em um povo trabalhador e de muita fé. O povoado começou a surgir a partir da doação das terras para a construção da primeira capela, em devoção a São Miguel Arcanjo.

Seus fundadores foram Tenente Urias e suas filhas Maximina e Tereza. Vindos da cidade de Baependi (MG), eles plantaram férteis sementes, que prosperaram através de seu povo e de sua gente.

Deste então, muita coisa aconteceu nessa terra, que foi berço de muitos imigrantes. Juntos, eles construíram a linda história da cidade. Os imigrantes desempenharam papel relevante em grandes momentos da história de São Miguel Arcanjo, como no Ciclo do Algodão, que foi um grande pilar inicial do desenvolvimento socioeconômico da cidade.

São Miguel Arcanjo completa 132 anos de muita fé, trabalho e orgulho Crédito da foto: Divulgação

Houve também o Ciclo das Madeiras e do Carvão, nos quais exuberantes florestas que margeavam a cidade eram insumos para a fabricação de carvão vegetal, que alimentava as grandes fábricas de cidades maiores. Também há que se destacar o Ciclo do Trigo, que também desempenhou importante papel na economia e na sociedade São Miguel Arcanjo.

Desde o ano de 1957 até hoje, a uva tem sido o grande destaque impulsionador dessa terra, juntamente com outras atividades agrícolas, em especial as desempenhadas pela Agricultura Familiar. Essa, além de gerar inúmeros empregos, tem sido o grande cartão postal da cidade, que leva o título de Capital das Uvas Finas.

De uma forma um pouco mais contemporânea, um outro fator de destaque que contribui para o crescimento do município é o Turismo. São Miguel Arcanjo é uma das cidades que mais se destacam no desenvolvimento turístico na Região Metropolitana de Sorocaba.

Posicionada próximo à capital paulista, com ótimos acessos através da rodovia Castelo Branco e Raposo Tavares, São Miguel Arcanjo está distante apenas 180 km da cidade de São Paulo e, consequentemente, dos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos.

São Miguel Arcanjo completa 132 anos de muita fé, trabalho e orgulho Crédito da foto: Divulgação

Devido ao seu estratégico posicionamento ao longo do rio Paranapiacaba, o município possui uma grande variedade de atividades voltadas ao Ecoturismo e à Educação Ambiental. Boa parte dos atrativos se concentra em cinco Parques Ecológicos. São eles: Parque Estadual Carlos Botelho, RPPN Parque do Zizo, RPPN Trápaga, Parque da Onça Parda e Parque Municipal Luiz Balboni (Guapé). Eles possibilitam diversas experiências para todos os tipos de visitantes, com mais de 30 trilhas, 10 cachoeiras, boia cross, observação de aves etc.

O tradicional meio de vida rural também se apresenta em inúmeros atrativos turísticos, nos quais se destacam as vinícolas artesanais, a experiência colha e pague, cafés rurais e vivências de campo, que possibilitam experiências únicas aos visitantes.

A religiosidade também é um fator predominante no turismo local. O município se encontra na condição de santuário religioso, já que recebeu do Vaticano, no ano de 2018, o título de Basílica de São Miguel Arcanjo, sendo a única no Brasil.

São Miguel Arcanjo completa 132 anos de muita fé, trabalho e orgulho Crédito da foto: Divulgação

Todos esses atrativos, agregados a importantes manifestações e eventos culturais e tradicionais, proporcionam um ambiente favorável para o desenvolvimento socioeconômico a partir das práticas do turismo.

Essa linda história de crescimento de uma cidade e de um povo é que hoje alimenta São Miguel Arcanjo na busca contínua de desenvolvimento e melhorias. Por mais árduos e desafiadores que os dias têm sido, com a presença diária de um inimigo invisível que já nos assola há mais de um ano, nos trazendo luto diário e incontáveis lágrimas por perdas inestimáveis, nos mantemos unidos e fortalecidos, com a esperança de que as tormentas passarão. E que, o quanto antes, possamos retomar nossos afazeres e, sob a proteção do Arcanjo Miguel, ter a nossa vida de volta ao normal.

Com toda a empatia, solidariedade e muita resiliência que o momento exige, desejamos a São Miguel Arcanjo e seu povo um Feliz Aniversário de Emancipação Política Administrativa.

Galeria

Confira a galeria de fotos