Buscar no Cruzeiro

Buscar

Professores em alta

Pedagogos têm a maior taxa de empregabilidade do Brasil

Saiba por que estudar na Wlasan aumentará ainda mais a chance de você terminar a faculdade empregado. Inscrições para 2022 já estão abertas

06 de Dezembro de 2021 às 08:43
Cruzeiro do Sul [email protected]
As inscrições para o processo seletivo estão abertas
As inscrições para o processo seletivo estão abertas (Crédito: Divulgação)

O espaço privilegiado do profissional de Educação é a escola, mas o que nem todo mundo sabe é que a atuação de quem se forma em Pedagogia não se limita às salas de aula. O pedagogo pode se dedicar a diversos segmentos do mercado de trabalho, o que faz com que essa seja a profissão com a maior taxa de empregabilidade do Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com o mesmo IPEA, cerca de 94% dos pedagogos brasileiros estão empregados.

Em instituições de ensino, o pedagogo pode atuar como professor na Educação Infantil e até o 5º ano do Ensino Fundamental e também nos programas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na educação especial, no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Além disso, pode desempenhar papéis na gestão escolar, como: orientador educacional, coordenador pedagógico e até mesmo diretor.

Mas a Pedagogia possui ainda outras áreas de atuação, como a Pedagogia Hospitalar, Pedagogia Social e a Pedagogia Empresarial, mas o campo de atuação destes profissionais não se limita apenas a essas frentes. O pedagogo é um profissional capaz de fazer diferença no setor cultural, trabalhando em brinquedotecas, bibliotecas, museus, centros culturais e recreativos. Em ONGs, pode coordenar programas educativos para o desenvolvimento de iniciativas sociais. Em órgãos públicos, assume o planejamento, a fiscalização e a coordenação de programas de políticas públicas na área de Educação.

Residência pedagógica na Wlasan

Que a Faculdade Prof. Wlademir dos Santos, popularmente conhecida como Wlasan, tem uma parceria com o Colégio Uirapuru, a grande maioria já sabe. Mas o que poucos conhecem é como essa parceria se desdobra no dia a dia escolar. O Colégio funciona como uma escola de aplicação da Wlasan, ou seja, os estudantes da faculdade atuam desde o primeiro período diretamente dentro da escola, como um grande laboratório vivo e podem colocar em prática muitas teorias vistas em sala de aula.

A pedagoga recém-formada, Lorena Santos Bueno, de 27 anos, acaba de realizar o sonho de ser contratada pelo Colégio Uirapuru para integrar a equipe pedagógica. Em 2017, quando decidiu se tornar professora, Lorena prestou vestibular de Pedagogia na UFSCAR, enquanto aguardava o resultado da prova, ficou sabendo da Wlasan e da sua inovadora residência docente ou pedagógica. Como ainda não tinha o resultado da UFSCAR, resolveu se inscrever no processo seletivo da Wlasan também. Claro, que o resultado das duas provas saiu praticamente ao mesmo tempo. Apesar de a UFSCAR ser uma universidade federal, sem custo, Lorena optou por fazer sua formação na Wlasan.

"Acredito que a teoria tem que andar junto com a prática e isso me conquistou no projeto da Wlasan.", diz a recém-formada, Lorena Santos - Divulgação
"Acredito que a teoria tem que andar junto com a prática e isso me conquistou no projeto da Wlasan.", diz a recém-formada, Lorena Santos (crédito: Divulgação)

“Pode parecer difícil, mas foi fácil decidir. Sou uma pessoa muito prática. Acredito que a teoria tem que andar junto com a prática e isso me conquistou no projeto da Wlasan. Quando passei no vestibular, fiz um processo seletivo para estágio no Colégio Uirapuru e passei também. Então, desde o meu primeiro dia na faculdade, eu já estava colocando em prática o que estava aprendendo”. Outro fator decisivo foi a grade curricular. Segundo Lorena, a grade da Wlasan se diferencia por ser muito pensada para preparar os alunos para a futura inserção no mercado de trabalho.

“A Pedagogia é um campo com múltiplas possibilidades de atuação. Quem não quer se dedicar aos estudos sabendo que terá grandes chances de trabalhar naquilo que estudou?", indaga. A contratação de Lorena, ao fim da faculdade, confirma que a teoria dela estava certa.

Na residência, o vínculo entre estudante e práticas pedagógicas é uma forma de garantir que ele participe, aprenda e compartilhe conhecimentos pedagógicos desde o princípio do curso e assim compreenda com clareza as teorias vistas na graduação.

O sonho da sala de aula

Rhayza Vassão, está no 3º ano de Pedagogia na Wlasan e tem o sonho de trabalhar em sala de aula - Divulgação
Rhayza Vassão, está no 3º ano de Pedagogia na Wlasan e tem o sonho de trabalhar em sala de aula (crédito: Divulgação)

Apesar das inúmeras possiblidades de atuação que o curso de Pedagogia oferece a quem se forma, o sonho da maioria dos estudantes que optam por essa formação é a sala de aula. Rhayza Vassão, de 29 anos, está no 3º ano de Pedagogia na Wlasan e é uma dessas estudantes. Assim como Lorena, também escolheu a faculdade pela oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Desde os 9 anos, Rhaysa “trabalhava” dando aulas para crianças, ainda menores do que ela, no “cultinho” (espaço recreativo para atividades lúdicas com as crianças, para que os pais possam participar do culto) da Igreja que frequentava.

Desde aquela época, sonhava tornar-se professora. Quem lhe ajudou a encontrar o caminho das pedras foi uma ex-aluna do “cultinho”, que já cursava Pedagogia na Wlasan, e disse que se Rhaysa queria ser professora, precisava fazer essa faculdade, por conta da residência docente. “O que você estuda, já põe em prática, como acontece no curso de Medicina. A gente sai preparado para assumir uma sala de aula”, afirmou convicta a ex-aluna, no que Rhaysa concorda plenamente: “Estou no 3º ano e já me sinto preparada para assumir uma sala de aula, com mais um ano de graduação e docência, estarei muito melhor preparada ainda”, acredita.

Venha para a Wlasan

Se você é como Lorena e Rhayza, venha realizar o seu sonho de ser professor (a) na Wlasan. As inscrições para o processo seletivo estão abertas. Acesse o site da Wlasan (www.wlasan.edu.br) e se inscreva! Qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone (15) 2102-6600 ou por e-mail: coordenaçã[email protected]. Sua nota do Enem também é válida.

Galeria

Confira a galeria de fotos