Buscar no Cruzeiro

Buscar

À sorocabana

Pizzaria Lady Olive entra na rota mundial da "legítima napoletana"

Pizzaria sorocabana é a 17ª brasileira a conseguir o rigoroso certificado da AVPN Itália

04 de Novembro de 2021 às 17:39
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pizzaria Lady Olive
Pizzaria Lady Olive (Crédito: Divulgação)

Agora é possível comer uma pizza idêntica às servidas nas pizzarias de Nápoles (Itália) sem sair de Sorocaba. A Lady Olive faz parte do seleto grupo com título da AVPN - Associazione Verace Pizza Napoletana - sendo a 17ª pizzaria do Brasil e a primeira e única da região de Sorocaba a possuir o padrão napolitano de qualidade.

Os requisitos para reproduzir esse verdadeiro ícone napolitano são tão rígidos que existem associações que certificam as pizzarias fora da Itália. A principal delas, em todo o mundo, a AVPN é a única associação do segmento que não tem fins lucrativos, o que lhe confere isenção e imparcialidade na apuração.

A pizzaria Lady Olive, que inaugurou em janeiro deste ano, oferece uma nova experiência na cidade, servindo o famoso prato napolitano em um salão aconchegante, descontraído e de arquitetura moderna.

A pizzaria foi certificada pela AVPN no mês de outubro, cuja avaliação foi feita por uma equipe italiana.

No Brasil, a popularidade da pizza é tão grande que o país garantiu o quinto lugar no ranking de nações com maior número de membros filiados à AVPN, depois da Itália, dos Estados Unidos, do Japão e da Austrália.

A pizza napolitana

A tradição e o resgate da verdadeira pizza napolitana não são motivados apenas pela sua história, mas pelo sabor único que conquistou o mundo. Essa invenção culinária italiana mais famosa e globalizada é Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco desde 2017.

Pizza napoletana - Divulgação
Pizza napoletana (crédito: Divulgação)

As primeiras pizzas redondas do mundo surgiram em Nápoles por volta do século 18 de um jeito bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. Além do recheio leve, as redondas devem ser assadas em forno a lenha a 450ºC, entre 60 e 90 segundos, sendo individuais e de massa fina, elástica e de bordas estufadas.

Por falar em massa, esse é um elemento muito importante para caracterizar uma autêntica receita napolitana. Os discos são feitos com farinha de trigo tipo 00, fermento biológico ou natural e sal.

Depois disso, hidratadas com água e com longa fermentação de, pelo menos, oito horas em temperatura ambiente, garantindo um resultado mais saboroso, leve e de fácil digestão. Não leva óleo nem gorduras no preparo.

A redonda individual é coberta com produtos clássicos como tomate, muçarela e azeite extravirgem; símbolos da dieta mediterrânea, nutritiva e equilibrada. Os ingredientes utilizados devem ser frescos e de preferência de pequenos produtores locais.

Já em relação aos sabores, o primeiro e mais clássico até hoje surgiu como forma de homenagear uma rainha italiana com as cores da bandeira de seu país, usando tomate (vermelho), manjericão (verde) e queijo (branco). A pizza recebeu o nome da monarca: Margherita.

Serviço 

A Lady Olive abre as portas de terça-feira a domingo, das 18h às 23h
Rua Gustavo Teixeira, 492 - Mangal
Estacionamento no local

Outras informações e reservas: (15) 99171-6684 (WhatsApp)
Telefone: (15) 3222-9555
Instagram: @ladyolivepizza

Galeria

Confira a galeria de fotos