Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia do Médico

Hospital Evangélico de Sorocaba avança nas reformas de ampliação

As obras fazem parte das estratégias de investimento do HUB Sorocaba, um grande presente à classe médica e à população de Sorocaba

23 de Outubro de 2021 às 21:02
(Crédito: DIVULGAÇÃO)

Eles foram os verdadeiros heróis deste período de isolamento social causado pelo coronavírus, título merecidamente reconhecido por toda a população global e que o Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) faz questão de celebrar sempre, afinal, todo dia é dia de homenagear e agradecer aqueles que estão sempre dispostos e prontos para cuidar do bem maior da humanidade, a vida, mesmo diante das maiores adversidades, como a difícil pandemia que o mundo enfrenta desde o início de 2020: nossos médicos.

A trajetória de sucesso do HES é motivo de orgulho para a cidade e para todos os grandes nomes da medicina de Sorocaba que contribuíram com a história do hospital, que começou há muito tempo, no início do século passado, em 1935, graças a uma iniciativa de senhoras da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Sorocaba. Desde então, o hospital nunca parou de crescer e hoje é reconhecidamente um dos maiores e mais importantes da região, contando com Pronto Atendimento (PA) 24 horas, Pronto Socorro (PS) amplo e com atendimento ágil das especialidades de clínica médica, ortopedia e oncologia, ambulatório médico em diversas áreas de especialidade, Centro Cirúrgico com quatro salas, Centro de Terapia Intensiva (UTI), equipe multidisciplinar atuante na área de cardiologia, capaz de intervenções imediatas em casos de infarto do coração, além de exames laboratoriais e de imagem ao alcance dia e noite, tudo isso estruturado em uma área de mais de 10 mil m², comportando 81 leitos de internação.

E isso não é tudo. Desde julho deste ano, a Hospital Care, holding administradora de serviços de saúde, anunciou a parceria com o Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) e o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), conceituadas instituições de saúde da cidade. Com isso, a cidade ganha um novo modelo de gestão de saúde nas duas entidades e novos planos estratégicos para ambas, além de expansões e investimentos.

Assim, a holding iniciou seu sexto HUB, o quarto no interior de São Paulo, passando a oferecer ações integradas de saúde à população deste importante polo. Essa parceria prevê o projeto de expansão do hospital, contemplando a construção de uma Unidade Cirúrgica Avançada e de um Centro de Endoscopia Digestiva, a ampliação do número de leitos de internação, com novas unidades com padrões de hotelaria sofisticado e eficiente, além de melhorias em toda a estrutura de hotelaria do hospital, novos quartos e modernização dos já existentes.

Dr. Fábio Fraga, diretor do HUB Sorocaba do Hospital Care. - DIVULGAÇÃO
Dr. Fábio Fraga, diretor do HUB Sorocaba do Hospital Care. (crédito: DIVULGAÇÃO)

“A transformação e elevação da complexidade do HES o tornará a estrutura central do HUB de Sorocaba e região. No modelo de HUB, outras estruturas são interligadas entre si, formando um ecossistema completo e eficiente para atendimento a diferentes necessidades dos pacientes. A formação do HUB Sorocaba já vem sendo consolidada, e a aquisição do Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS) foi o primeiro passo neste modelo, pois trata-se de uma instituição de absoluto renome, com médicos que são referência em toda a região, onde a abordagem multidisciplinar é feita aos pacientes oncológicos, com altíssimos padrões de acolhimento e humanização, aliados a conhecimentos profundos e muito investimento em pesquisa e desenvolvimento”, defende o Diretor do HUB Sorocaba da Hospital Care, Dr. Fábio Fraga.

O diretor lembra que as necessidades da Saúde exigem constante atualização, investimentos em tecnologia e novos equipamentos. Por isso, os investimentos em curso no HES trazem para os profissionais médicos a expectativa de poderem desempenhar seu trabalho com mais eficiência, qualidade e segurança, o que certamente agrega em satisfação no exercício de seu trabalho. “Entendemos que este tradicional hospital irá se consolidar entre os melhores ambientes para o exercício de uma medicina eficiente, humanizada, onde teremos o prazer em dividir com os profissionais médicos a realização deste grande projeto”, explica o Dr. Fábio Fraga.

Dr. Mário Sérgio Moreno, Diretor Técnico do HES. - DIVULGAÇÃO
Dr. Mário Sérgio Moreno, Diretor Técnico do HES. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Atualmente, cerca de 400 médicos compõem o corpo clínico do hospital, que atende ampla gama de especialidades médicas, com grande presença nas áreas de ortopedia, cirurgia geral, oncologia, clínica médica, cardiologia, urologia, neurologia e otorrino, entre outras. Somente em setembro, 97% dos atendimentos do hospital foram realizados em até 30 minutos, prova do comprometimento do hospital em oferecer sempre o melhor aos pacientes.

“O hospital está cada vez mais estruturado para atendimento de casos complexos, investindo fortemente na adequação de sua estrutura de Pronto Atendimento, que sem sombra de dúvidas oferece hoje um atendimento extremamente rápido em casos de emergência, independentemente da gravidade do caso”, conta o diretor.

O Dr. Fábio Fraga explica que a previsão é que, ainda em dezembro deste ano, como um grande presente à classe médica e à população de Sorocaba, seja inaugurada a Unidade Cirúrgica Avançada (UCA), importante ampliação que contará com três novas salas cirúrgicas dotadas de alta tecnologia, salas de endoscopia e colonoscopia, 18 leitos de recuperação pós-anestesia, além de estrutura de apoio, quartos para preparação de exames e alto padrão de conforto e qualidade.

Os investimentos seguirão com o início de obras de novos apartamentos, passando a seguir por um novo Centro Cirúrgico de alta complexidade, com mais de 1000 m², composto por salas para cirurgia robótica, sala de hemodinâmica e ampla linha de equipamentos de alta tecnologia. “São excelentes notícias ao nosso corpo clínico, que há tanto levam o nome do hospital e engrandecem sua atuação”, comemora o Dr. Fábio Fraga.

Sobre a Hospital Care

A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACOs (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas. Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Florianópolis e Curitiba, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.

 

Pronto Atendimento do HES ganha atendimento em Ortopedia

Pronto Atendimento em Ortopedia está preparado para atender cerca de 900 consultas ao mês. - DIVULGAÇÃO
Pronto Atendimento em Ortopedia está preparado para atender cerca de 900 consultas ao mês. (crédito: DIVULGAÇÃO)

Desde 1º de outubro, Hospital Evangélico conta com um PA em Ortopedia para atender urgências, inclusive cirúrgicas

O que já era bom ficou ainda melhor. Desde o início de outubro deste ano, o Hospital Evangélico de Sorocaba inaugurou seu PA em Ortopedia Adulto.

Atualmente, o Pronto Atendimento do hospital está estruturado com quatro salas de atendimento, sendo três delas para casos clínicos 24h, uma sala de emergências, sete leitos de observação, oito poltronas para medicação e a recém-incorporada sala de ortopedia, das 10h às 22h (após as 22h, o hospital mantém a equipe de médicos especialistas em emergência, que provém imediato atendimento e acionam a equipe de especialistas ortopédicos nas situações de trauma ou outras necessidades que demandem imediata intervenção).

São 25 médicos para atendimento na área de ortopedia e suas subespecialidades, atendendo a importantes convênios como Funserv, Unimed, Amil, Apas, Bradesco e Sul América, entre outros, o que coloca o PA em Ortopedia do hospital como uma das maiores referências de atendimento da cidade, possibilitando, ainda, a resolução imediata, inclusive cirúrgica, de traumas e outras demandas.

“O Pronto Atendimento em Ortopedia passa a ser importante para o hospital porque complementa nossas linhas de atendimento para Sorocaba e região como mais uma porta qualificada de uma das especialidades de maior demanda em prontos socorros. Estamos preparados para atender cerca de 900 consultas ao mês e nossos profissionais estão preparados para atender qualquer cirurgia de urgência e, após esse primeiro atendimento de urgência, eles podem encaminhar o paciente para o atendimento ambulatorial, ou seja, nosso Pronto Atendimento em Ortopedia nos permite atender o paciente por completo, dando a cobertura que ele precisa e com o cuidado que ele merece”, completa o Diretor Técnico do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), Dr. Mário Sérgio Moreno.

Galeria

Confira a galeria de fotos