Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Sinal Verde pela Vida é a mensagem de campanha de educação no trânsito

BRT Sorocaba intensificará conscientização da população em todo o sistema, nas redes sociais e com apoio da imprensa

30 de Agosto de 2021 às 10:12
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sinal verde pela vida
Sinal verde pela vida (Crédito: Banco de imagens)

Sinal verde pela vida. É com essa mensagem que a Concessionária BRT Sorocaba começou no dia 16 de agosto, uma campanha de educação no trânsito para estimular a conscientização e a importância de seguir as normas de segurança durante os deslocamentos. A iniciativa, realizada em parceria com a Urbes – Trânsito e Transporte e a Secretaria de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) de Sorocaba, é destinada para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, todos agentes que compõem o trânsito na cidade.

Intitulada de “Sinal verde pela vida”, a campanha traz mensagens que reforçam os cuidados necessários para que haja um trânsito seguro e que devem ser praticados por todos, diariamente. Para falar com a população, o conteúdo da campanha utiliza o “sorocabanês”, ou seja, brinca com jargões próprios e conhecidos dos sorocabanos.

Campanha Sinal Verde pela Vida. - Divulgação nas redes sociais
Campanha Sinal Verde pela Vida. (crédito: Divulgação nas redes sociais)

A ação visa chamar atenção sobre a mobilidade urbana como um organismo vivo, que muda o tempo todo, e evidencia como uma única imprudência pode trazer consequências graves para muitos. Por este motivo, é importante que o “pedestre, sempre vá andandinho na faixa exclusiva” e o “motorista castele a avenida pra ter atenção redobrada com os pedestres e passageiros”, conforme as publicações feitas no Facebook para a campanha.

Sinal verde pela vida - Banco de imagens
Sinal verde pela vida (crédito: Banco de imagens)

Número de acidentes preocupa

De acordo com dados da Urbes – Trânsito e Transporte, nos últimos três anos (2020, 2019 e 2018), a Zona Norte, que também é a maior região da cidade, foi a área com o mais alto índice de acidentes no trânsito. Em 2020, por exemplo, do total de 1.298 ocorrências, 527 foram registradas nessa região. Neste mesmo ano, o número de incidentes foi de 323 na Zona Oeste, 200 no Sul, 144 no Leste, 97 no Centro e sete na área industrial.

Para Manoel Ferreira, diretor de operações da Concessionária BRT Sorocaba, é fundamental que haja a máxima atenção e prudência nos deslocamentos, para que a mobilidade urbana seja segura a todos.

“Todas as vidas estão envolvidas e é isso que queremos reforçar. Quem atravessa a rua ou quem conduz um ônibus, um carro ou uma moto deve agir com a máxima atenção e seguir as regras vigentes. Elas existem para o bem-estar coletivo e temos que lembrar disso. Temos o compromisso com o segurança de todos e, por isso, fazemos esse alerta” Ferreira

Além da campanha destinada ao público geral, os profissionais que atuam na empresa também receberão orientações de reforço sobre os cuidados preventivos para a segurança no trânsito.

Publicação das redes sociais. - Divulgação
Publicação das redes sociais. (crédito: Divulgação)

As mensagens poderão ser vistas nas redes sociais, nas TVs internas de 80 ônibus, dos terminais Vitória Régia e São Bento, bem como, na operação das 22 estações distribuídas nos corredores Itavuvu e Ipanema, e também, em veículos de imprensa, como o jornal Cruzeiro do Sul.

Galeria

Confira a galeria de fotos