Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ação social

Jovem sorocabano muda de vida com projeto social

As inscrições para o processo seletivo em Sorocaba estão abertas e encerram-se no próximo dia 17 de junho

14 de Junho de 2021 às 04:58
Cruzeiro do Sul [email protected]
O sorocabano Pedro Navarro é um dos talentos acadêmicos da cidade.
O sorocabano Pedro Navarro é um dos talentos acadêmicos da cidade. (Crédito: Tiago Queiroz)

Quantos talentos sonham em ter a oportunidade de transformar suas vidas? E mais: quantos jovens talentosos temos em Sorocaba que podem deixar de ter todo seu potencial explorado?

Para o jovem sorocabano Pedro Henrique Cardoso Navarro, hoje formado em Engenharia Química pela University of Notre Dame, em Indiana, nos Estados Unidos, a oportunidade de ter sua vida transformada apareceu em 2012, quando ainda estudava em uma escola pública de Sorocaba. “Minha vida mudou no momento em que conheci o processo seletivo do Ismart, que oferecia bolsas de estudo de 100% no Colégio Uirapuru”, destaca.

Quando ainda cursava o 9º ano do ensino fundamental, Navarro se inscreveu para concorrer a uma das bolsas de estudos que o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos, Ismart, oferece na cidade de Sorocaba para estudantes talentosos de baixa renda. Atualmente, as inscrições para o processo seletivo do Ismart em Sorocaba para o ano letivo de 2022 estão abertas e se encerram no próximo dia 17 de junho no site oficial.

O despertar para novos rumos na sua vida acadêmica e o anseio por fazer a diferença na vida das pessoas surgiu com o apoio do Ismart, que além da bolsa de estudos integral durante todo o ensino médio no Colégio Uirapuru, oferece material escolar, transporte e alimentação, além da possibilidade de integrar um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.

“O Ismart mostrou que eu poderia estudar nas principais universidades do mundo, como na University of Notre Dame. Além disso, ensinou que eu precisava estar preparado para que, quando qualquer oportunidade passasse na minha frente, eu precisaria agarrá-la. Tudo o que eu tenho até hoje eu dou graças ao Ismart, por todas as oportunidades que me possibilitaram. Não sei o que seria da minha vida se eu não tivesse conhecido o Ismart na época do processo seletivo”, esclarece o jovem.

A oportunidade de estudar fora do Brasil

Nos Estados Unidos, Navarro teve contato com os principais nomes e mentes da profissão em que escolheu trabalhar, além de ter a possibilidade de integrar ao seu conhecimento matérias que não faziam parte do seu curso regular, mas que serviram como base para sua formação como profissional e pessoal.

Hoje, quatro anos depois de entrar na faculdade norte-americana, o jovem engenheiro químico formado diz que, além da chance de estudar em um colégio particular durante todo ensino médio com bolsa de estudos, e de cursar o ensino superior em uma das principais universidades do mundo, sua vontade é fazer que seus conterrâneos consigam gerar riqueza por meio de oportunidades como as que ele teve.

“Eu tive a chance de estudar em outro país, com uma cultura completamente diferente, e isso foi incrível para minha formação pessoal. As amizades que fiz e o aprendizado são coisas que levarei para toda minha vida. Quero que outras pessoas, com o mesmo perfil que eu tinha em 2012, também tenham a oportunidade de estudar nos melhores colégios, podendo se desenvolver academicamente para o futuro, mudando a sociedade em que vivemos”, pontua o sorocabano Pedro.

Para atingir esse objetivo, o exemplo que o Ismart trouxe para Navarro, foi crucial. Assim, ao lado de um amigo que também tinha bolsa no Colégio Uirapuru pelo instituto, Pedro Navarro criou o movimento Motivando o Futuro. Hoje, o projeto cresceu, e atende pelo nome de Educandário e Instituto André Luiz, que tem como principal objetivo potencializar o ensino dos alunos da rede pública, ajudando esses jovens que gostam de estudar a atingir os seus objetivos e, principalmente, irem além dos seus sonhos.

Ismart oferece bolsas de estudos para jovens de baixa renda no Colégio Uirapuru, em Sorocaba - Tiago Queiroz
Ismart oferece bolsas de estudos para jovens de baixa renda no Colégio Uirapuru, em Sorocaba (crédito: Tiago Queiroz)

“Atualmente, atendemos 80 alunos e já conseguimos ajudar alguns a, inclusive, alcançarem a bolsa de estudos do Ismart em Sorocaba. Quero proporcionar isso para outras pessoas e retribuir tudo o que o Ismart me deu”, finaliza o jovem

O Ismart em Sorocaba

O Ismart atualmente oferece 1200 vagas para bolsas integrais em instituições de ensino parceiras e para a plataforma Ismart Online. Sorocaba é uma das seis cidades do Brasil em que o instituto atua, ao lado de Cotia, São Paulo, São José dos Campos, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Em Sorocaba, o Instituto oferece o projeto Bolsa Talento, voltado aos candidatos do 9º ano do ensino fundamental, com até 15 anos de idade. Os aprovados terão a oportunidade de ingressar no Colégio Uirapuru, parceiro do Ismart, para cursar o ensino médio com bolsa de estudos integral, recebendo material escolar, transporte e alimentação, além de participar de um programa de desenvolvimento pessoal e orientação profissional.

Para participar do processo de bolsas, os pré-requisitos básicos são: ter no máximo 15 anos e renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos por pessoa. As inscrições para o processo seletivo em Sorocaba estão abertas, podem ser feitas no site www.ismart.org.br e se encerram no próximo dia 17 de junho.

Os resultados de todas as fases do processo seletivo são disponibilizados no site e nas redes sociais do Ismart (www.ismart.org.br; fb.com/ismartoficial; instagram.com/ismart.oficial).

O candidato poderá acompanhar o seu resultado utilizando login e senha cadastrados no momento da inscrição.

Com mais de 22 anos de atuação, Ismart ajudou a transformar a vida de jovens brasileiros - Luciola Villela
Com mais de 22 anos de atuação, Ismart ajudou a transformar a vida de jovens brasileiros (crédito: Luciola Villela)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos