Buscar no Cruzeiro

Buscar

Outubro Rosa: a alimentação pode prevenir o câncer de mama?

30 de Outubro de 2019 às 09:47

O câncer de mama é uma doença causada pelo processo de multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor.

Um dos principais fatores que podem auxiliar na proteção contra essa doença é a alimentação saudável. Isso porque os alimentos que escolhemos para nossas refeições são responsáveis pela nutrição e proteção do nosso corpo e das nossas células.

Quando se fala na prevenção do câncer, as escolhas alimentares são muito importantes. Enquanto alguns dos alimentos auxiliam na nutrição do corpo, outros podem intensificar os riscos de adquirir a doença.

Uma alimentação rica em alimentos naturais, em especial os de origem vegetal, como legumes, frutas e verduras, são capazes de prevenir a doença, assim como os alimentos com baixa quantidade de açúcar.

A recomendação é consumir, ao menos, cinco refeições dessa categoria de alimentos ao dia, sendo duas de frutas e três de verduras. Dessas refeições, o ideal é que as porções correspondam a 80 g — essa medida equivale a um punho fechado.

Outro ponto importante é ficar atento ao consumo de refrigerantes. Isso porque eles têm em sua composição a substância 4-MI, que foi classificada pela Agência Internacional para Pesquisas em Câncer (IARC) como possivelmente cancerígena.

Os agrotóxicos também são fatores muito prejudiciais e que influenciam na aquisição do câncer. No entanto, de acordo com o INCA, a ingestão de frutas, legumes e verduras na prevenção do câncer e seus benefícios superam os malefícios desses alimentos com resquícios de agrotóxicos.

Confira alguns alimentos que ajudam a prevenir a doença:

Brócolis cozido no vapor

O brócolis cozido no vapor possui um composto chamado sulforafano, que só é liberado quando unido com mirosinase, uma substância presente na mastigação e também no cozimento leve. Devido a essa característica, não é recomendado comer brócolis cru, devido à alta cocção. O indicado é consumir o vegetal pelo menos três vezes na semana, em porções de 100 g.

Azeite de oliva

O azeite de oliva — extravirgem — é o único óleo que oferece pontuação anti-inflamatória, devendo estar sempre associado aos alimentos saudáveis. Além disso, ele é uma boa opção de calorias do bem para pessoas que estão tentando uma reeducação alimentar.

Alho

O alho é rico em alicina, um composto muito bom para a prevenção do câncer e que vem se mostrando eficaz na inibição do crescimento das células de tumores, especialmente as que se formam nas mamas. A indicação é o consumo de um dente de alho por dia, de preferência amassado, liberando mais alicina.

Melancia, Morango e Tomate

A melancia, o morango e o tomate contêm a substância licopeno, composto que protege as células contra os radicais livres. Além disso, essas frutas também são responsáveis por fortalecer nosso sistema imunológico, auxiliando na prevenção contra o câncer.

Ervas e especiarias

As ervas e especiarias, como salsa, pimenta-preta, manjericão, curry e orégano são ricas em antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória, auxiliando na prevenção do câncer de mama. Por isso, é indicado incluir esses alimentos nas refeições do dia a dia.

Romã

A romã possui ácido elágico, antioxidante que inibe a enzima aromatase, responsável pela formação do hormônio estrogênio e essencial para o desenvolvimento de células cancerígenas. Por isso, essa fruta também deve ser incluída nas refeições, pelo menos, uma vez por semana.

Além de incluir esses alimentos nas refeições, é importante lembrar de diminuir o consumo de farinha branca e açúcares, que influenciam, e muito, para mudanças hormonais que podem provocar a formação de células cancerígenas.

Galeria

Confira a galeria de fotos