Buscar no Cruzeiro

Buscar

O que é menarca e como preparar as meninas para esse período

22 de Outubro de 2019 às 14:13

A menarca é o primeiro fluxo menstrual de uma mulher. Não possui uma idade certa para acontecer, mas a maioria dos médicos estima que a primeira menstruação aconteça entre os 9 e 18 anos de idade.

Para algumas meninas, é um momento especial, já que se trata da entrada na puberdade, o deixar de ser criança. Mas como lidar com a primeira menstruação? O ideal é que as mães conversem com as filhas e as preparem para esse período, de forma que seja visto como algo positivo e não traumático.

Idade média da primeira menstruação

No Brasil, por meio de pesquisas, constatou-se que a maioria das meninas menstrua pela primeira vez entre os 12 e 13 anos. E a tendência é que a puberdade chegue cada vez mais cedo, já que anteriormente, a idade média para essa mudança estava situada entre os 14 e 15 anos.

E mais: muitos médicos afirmam que está cada vez mais comum que o primeiro fluxo menstrual ocorra aos 10 ou 11 anos — idade inferior à média atual.

Acredita-se que esta queda na idade média para a menarca esteja relacionada a melhora na qualidade de vida e alimentação. Além disso, o aumento dos casos de excesso de peso ainda na infância também pode contribuir para que a puberdade chegue mais cedo.

Como preparar as meninas para esse momento

Muitas mães gostariam que suas filhas aproveitassem ao máximo a infância, sem as preocupações trazidas pela menstruação. Porém, elas já têm consciência de que não é possível — e nem recomendado — adiar a menarca, principalmente se ela ocorre depois dos 9 anos — idade inicial da fase considerada normal para a primeira menstruação.

Com isso, é preciso pensar em formas de preparar as meninas para essa mudança, já que terão uma nova responsabilidade. Junto com a primeira menstruação podem surgir também as primeiras conversas sobre sexo e gravidez. Então, o que pode ser feito para tornar o momento mais tranquilo para as meninas?

Falar sobre o assunto o quanto antes

O ciclo menstrual não pode ser visto como um tabu e muito menos um assunto que a filha deve descobrir sozinha. Muitas mulheres contam que a menarca foi um momento traumatizante, já que não faziam a menor ideia do que estava acontecendo e a quem poderiam recorrer.

O ideal é que a mãe converse com a filha antes da primeira menstruação acontecer. Levando em conta que os médicos consideram que essa situação ocorra entre os 9 e 18 anos, quando a menina chegar aos 7 ou 8 anos já é possível comentar sobre a menstruação e as mudanças que vêm com a puberdade.

Esclareça as dúvidas que surgirem

Por terem contato com tias, primas ou até a própria mãe quando estavam menstruadas, ou ter escutado que se trata de algo normal que acontece com mulheres mais velhas, as meninas talvez já tenham alguma ideia do que poderia ser esse sangramento, mas não sabem exatamente o que é.

Tente manter um relacionamento aberto com sua filha e se ela fizer perguntas, busque esclarecer todas elas.

Se a situação envolve uma menina mais velha, já é possível falar sobre hormônios e mudanças que ocorrem no corpo. Agora, se ainda é uma criança pequena, não precisa se atentar nas explicações científicas, mas sim deixar claro que se trata de uma situação comum e que não é um machucado, já que crianças tendem a ligar sangramento a algo negativo.

Várias conversas

O preparo para a menarca não será feito em uma única conversa. Afinal, são vários temas que precisam ser abordados e podem ser muitas informações para a menina. Procure conversar várias vezes sobre o assunto, de forma espaçada, para dar um tempo para sua filha assimilar tudo o que foi falado.

Você pode começar com o básico, dizer que o corpo dela vai mudar e que passará por um sangramento, mas que não se trata de algo grave e é natural. Deixe claro também que ela pode lhe procurar assim que esse momento chegar.

Em seguida, vá respondendo as dúvidas, conforme achar que a menina está preparada, vá abordando outros temas, como os cuidados durante o ciclo menstrual e até o período fértil.

A primeira menstruação é um marco na vida de todas as mulheres. Converse com sua filha para tornar esse momento mais tranquilo.