Buscar no Cruzeiro

Buscar

Nova gestão de Votorantim foca em saúde, economia e cidadania

08 de Abril de 2021 às 02:09

Entrada da cidade de Votorantim, a quarta mais populosa cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, atrás apenas de Sorocaba, Itu e Itapetininga. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo Jornal Cruzeiro do Sul

Foco na saúde, na economia e na cidadania. É desta forma que a prefeita Fabíola Alves (PSDB) analisa os primeiros 100 dias de governo em Votorantim. Em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, ela fez um balanço sobre a administração da cidade neste começo de mandato.

“Apesar de ser um momento difícil e com foco na pandemia, que é a situação mais grave, avalio de forma positiva. Tivemos ações muito assertivas tanto na Saúde quanto em outras áreas do governo”, afirma.

De acordo com ela, vários contratos não estavam em funcionamento quando assumiu o mandato e precisaram ser rapidamente reorganizados para que os serviços essenciais não parassem.

Entre as ações de combate à Covid-19, Fabíola destacou principalmente o aumento de leitos na cidade. “Conseguimos dobrar as vagas clínicas, obter nove novos respiradores e ter mais vagas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Também reorganizamos o atendimento e aumentamos a oferta de profissionais neste momento”, enumera.

Atualmente, a cidade conta, ao todo, com 49 leitos específicos para pacientes com o novo coronavírus, sendo 32 de clínica médica, 12 em UTI, três para gestantes e dois de pediatria. “O nosso foco na Saúde continuará sendo fazer a campanha de vacinação de forma organizada e sem aglomerações, com os agendamentos, e dando o suporte necessário para manter os atendimentos nas questões da Covid-19 e também doenças crônicas”, pontua a prefeita.

Em meio às restrições por conta da pandemia, a prefeitura tem buscado caminhos para manter a economia e os empregos na cidade. Fabíola destaca parcerias com o Sebrae para incentivar o empreendedorismo na cidade e plataformas alternativas para que os comerciantes continuem vendendo.

“Também pensando na Cidadania, retomamos e modificamos o projeto Reintegrar, com 35 pessoas trabalhando na parte de zeladoria da cidade. São moradores que estavam em situação de vulnerabilidade e agora estão participando do projeto durante dois anos”, explica.

Além disso, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) teve o atendimento reformulado para continuar intermediando virtualmente as entrevistas de emprego mesmo na fase emergencial.

Próximos passos já planejados

A prefeita também fez uma avaliação dos planos para os próximos meses, com base no trabalho já realizado até o momento. Ela elenca, por exemplo, um projeto de lei que já está pronto para ser encaminhado à Câmara de Vereadores prevendo a recriação da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas).

Além disso, o Executivo também avançou nas questões de títulos de posse para serem entregues na região do Jardim Tatiana, Novo Mundo e Green Valley.

“É um projeto que será contínuo na gestão para atender boa parte das propriedades irregulares. Isso já está bem avançado na região do Novo Mundo e Jardim Tatiana e acreditamos que vamos regularizar até 90% dos núcleos”. Um levantamento está sendo feito na cidade para identificar e quantificar os demais casos na cidade.

A prefeita Fabíola Alves (PSDB), primeira mulher a ocupar tal cargo na cidade. Ela já havia sido a primeira vereadora do município. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo Jornal Cruzeiro do Sul

Fabíola também destacou estudos em andamento que vão trazer economia de verba para o município em curto e longo prazo. O primeiro deles é o plano de eficiência energética, com a substituição de luminárias por LED em ruas e avenidas. O projeto deve ser ampliado para unidades de Saúde e Educação, prevendo uma economia de até 30% nas despesas gerais com energia elétrica.

A prefeitura também desenvolve um Plano Diretor de Tecnologia em parceria com a Facens, dando um norte nas ações dos próximos quatro anos com a modernização dos sistemas em todas as secretarias municipais.

“Melhorando o interno, vamos aprimorar o atendimento ao cidadão, que vai poder realizar vários serviços de forma on-line e até pelo celular. Isso também gera uma economia a longo prazo, com redução de custos, controle maior de insumos e investimentos realizados de forma inteligente”, explica.

“Estamos com muitas parcerias, que aumentam o acesso aos programas e mostram que as pessoas estão acreditando bastante no trabalho que está sendo feito com credibilidade na cidade”, conclui Fabíola.

[gallery columns="2" link="file" size="full" ids="331967,331968"]

Prefeitura entrega duas unidades de saúde

Mostrando que a saúde é a prioridade desse início de governo, a Prefeitura de Votorantim entregou à população, nesta quarta-feira (7), duas unidades de saúde.

O Núcleo de Acolhimento e Acompanhamento Covid-19 foi inaugurado no antigo prédio do “Postão” para acolher pacientes que apresentem casos leves e moderados da doença. Já a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Garcia foi reaberta e inteiramente revitalizada. Essa obra estava paralisada, mas foi retomada e finalizada.

O processo de revitalização da UBS Vila Garcia contou com ampliação da área interna, da parte elétrica e do telhado. A unidade estava com as obras paradas e o atual governo retomou o trabalho para entregar o espaço neste início de abril.

 

Carlos Eduardo Mesquita, 47 anos, estava desempregado. Crédito da foto: Divulgação

Programa Reintegrar é retomado e dá frutos

O Programa Reintegrar foi retomado neste ano. Os 36 contratados em 1º de março reforçam as equipes de trabalho das secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e de setores da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci).

O Reintegrar é voltado às pessoas desempregadas há mais de um ano, de baixa renda, de família monoparental e de outros critérios sociais. O programa proporciona a inserção e reinserção no mercado de trabalho.

Na Secretaria de Serviços Públicos, os contratados pelo Reintegrar desempenham diversas funções. Eles trabalham com borracharia, limpeza e manutenção de veículos, além de roçagem em áreas públicas de Votorantim.

Um deles é Carlos Eduardo Mesquita, 47 anos. Ele vivia em situação de rua, estava desempregado e hoje atua como borracheiro na Secretaria de Serviços Públicos. Ele também higieniza veículos da frota municipal e tem aprendido funções como troca de óleo e de filtro.

Os contratados da Cidadania fazem serviços na área administrativa e de serviços gerais, como limpeza, organização da sede da pasta, nas três unidades do Cras, Creas e Conselho Tutelar.

De acordo com Sandra Pinesso Cianfarini, titular da Secretaria de Cidadania, o objetivo do Reintegrar é capacitar e oferecer auxílio financeiro, além de apresentar noções de cidadania como direitos sociais, assiduidade e equipamentos auxiliares.

Os contratos assinados em 26/2 têm duração de 12 meses, renováveis por igual período. Cada contratado recebe salário mínimo mensal, vale-transporte e vale-refeição no local de trabalho.

Bairros de Votorantim passam por serviços de roçagem. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Votorantim

Serviços de roçagem e corte de mato atingem todos os bairros

O foco da Prefeitura de Votorantim também é deixar a cidade mais bonita. Esse trabalho passa pela Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela roçagem e limpeza de praças, centros esportivos e canteiros centrais de avenidas do município.

Segundo o titular da pasta, Luiz Antônio Cares, todos os 22 bairros de Votorantim passaram por intervenções durante esses primeiros meses de governo. Praças foram limpas e canteiros de avenidas tiveram o mato roçado para deixar a cidade mais acessível à população.

A roçagem do mato foi focada tanto na área central de Votorantim quanto nas mais distantes. Em alguns pontos, segundo Cares, o trabalho já tem sido feito pela segunda vez. “É claro que falta fazer ainda muita coisa, mas a nossa meta é deixar a cidade sempre limpa e bonita”, comenta.

As vias públicas também tiveram uma atenção especial. De acordo com Cares, aproximadamente 80% das vias com buracos sofreram intervenções. “Todos esses trabalhos não param e exigem uma atenção diária”, relata.

A meta da Secretaria de Serviços Públicos, neste governo, não é apenas deixar as áreas limpas. O objetivo também é de preparar terrenos públicos, utilizados para o descarte de materiais inservíveis, em praças e locais de lazer.

Entre as novidades estão faixa de pedestres que imita teclas de piano, trilha fitness e faixa de pedestre em 3D (foto). Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Votorantim

Ações voltadas ao urbanismo tático

O Departamento de Trânsito e Transporte realizou nesses 100 dias de governo diversas ações voltadas ao urbanismo tático. Uma faixa de pedestres semelhante às teclas de um piano e outra em formato 3D foram instaladas no município. A valorização do espaço público também ganhou destaque com a criação de uma trilha fitness para crianças.

As iniciativas visam tornar a cidade mais eficiente com originalidade. De acordo com o Departamento de Trânsito e Transporte, o urbanismo tático traz sempre uma proposta de repensar a cidade e os costumes.

A primeira ação foi a faixa de pedestres estilizada, imitando um teclado de piano, pintada em frente à Escola Municipal de Música Maestro Nilson Lombardi, na avenida São João. Segundo o diretor do departamento, Alfredo Pissinato Junior, essa abordagem criativa serve para estimular as crianças a atravessarem no local adequado e, consequentemente, estimular os pais a fazerem o mesmo.

Na sequência foi instalada uma trilha fitness para crianças na junção da rua Anália Pereira com a avenida José Gonçalves Romero, na Vila Pedroso. Segundo Pissinato, a ideia é revalorizar espaços públicos com intervenções simples. “Atuar no trânsito não é somente multar, sinalizar, mas sim formar cidadãos conscientes de sua tarefa na sociedade”, comenta.

A Prefeitura de Votorantim realizou uma outra intervenção de urbanismo tático na avenida 31 de Março. A ação fez parte das atividades relacionadas ao 56º aniversário de instalação do município, comemorado em 27 de março.

O governo municipal implantou um modelo experimental de faixa de pedestre em 3D em frente à Prefeitura de Votorantim. Os retângulos brancos, em um determinado ângulo de visão, aparentam estar flutuando no ar. O objetivo da Prefeitura de Votorantim é chamar a atenção do motorista para propiciar uma travessia segura ao pedestre. A faixa em 3D não foi pintada com efeitos hiper-realistas, justamente para evitar qualquer tipo de confusão visual ao condutor do veículo.

Galeria

Confira a galeria de fotos