Buscar no Cruzeiro

Buscar

É vestibulando? Confira as principais cidades universitárias do Paraná

26 de Setembro de 2019 às 17:13

O ano já se aproxima do fim e, com isso, as temidas provas de vestibular viram realidade para milhões de estudantes brasileiros. Embora seja muito difícil ter plena certeza de que o estudante vai conseguir a tão sonhada vaga no curso que deseja, muitos vestibulandos começam a fazer planos para quando passarem na prova.

Enquanto a maioria dos jovens está sonhando com as novas amizades e com a vida longe de casa, os pais começam a pensar em como os filhos vão ficar longe deles. Isso porque, a depender do curso pretendido, o jovem precisa deixar a casa e a cidade dos pais, pelo menos enquanto durar o curso.

Um dos estados que mais tem recebido jovens estudantes de todo o Brasil é o Paraná. Próximo de estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa importante região do sul brasileiro faz divisa com o estado de São Paulo e, por isso, muitos paulistas têm optado por graduar-se nas universidades paranaenses.

Para muitos jovens de São Paulo, viagens de ônibus, como os da Viação Garcia, permitem chegar de forma rápida e segura às diversas cidades universitárias do estado. No entanto, estudantes de outros estados, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, podem acabar desistindo da mudança, já que as viagens por via terrestre, que são mais em conta, costumam ser bem mais demoradas.

cidades universitárias

Principais cidades universitárias do Paraná

O Paraná tem algumas das principais universidades públicas brasileiras que estão espalhadas por diversas cidades do estado, incluindo, é claro, a capital Curitiba. A seguir, listamos alguns dos principais polos estudantis.

Londrina

Londrina é uma das principais cidades do interior do estado do Paraná, sendo a segunda cidade mais populosa do interior do estado: segundo estimativas do IBGE, em 2019 a cidade teria mais de 560 mil habitantes.

Londrina abriga uma das mais renomadas universidades do estado e do Brasil, a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que tem cursos das mais diversas áreas – de Comunicação Social a Veterinária, passando por Medicina, História, Direito e Desenho Industrial, por exemplo.

A distância que separa Londrina da capital do estado, Curitiba, é de mais de 380 km. São Paulo fica mais longe: são mais de 530 km separando as duas cidades. Já os estudantes do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte precisam percorrer uma distância ainda maior: cerca de 970 km.

Maringá

Outro estudantil importante do interior do estado é Maringá que, segundo dados estimativos do IBGE reúne mais de 420 mil habitantes. Esse número coloca a cidade como a terceira mais populosa do Paraná.

A Universidade Estadual de Maringá, UEM, é um das principais universidades da cidade e, junto com a UEL e a UFPR, forma a tríade de instituições públicas de ensino e pesquisa de excelência do estado.

Com diversos cursos nas mais diferentes áreas, a UEM expandiu os seus campos para outras cidades da região, como Umuarama, Cianorte e Goierê, por exemplo.

Comparativamente à sua co-irmã UEL, a UEM fica um pouco mais distante da capital do estado: são mais de 420 km separando Maringá de Curitiba. De São Paulo, Maringá também fica um pouco mais distante: 640 km, aproximadamente.

Belo-horizontinos e cariocas mais uma vez precisam percorrer distâncias maiores para estudar na cidade: mais de mil quilômetros separam as capitais dos estados de Maringá.

Curitiba

A capital do estado do Paraná, Curitiba, é uma das principais metrópoles brasileiras, e é sede de uma das mais renomadas instituições públicas de ensino do Brasil: a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que possui alguns dos cursos mais tradicionais do país em áreas como o direito, medicina e ciências humanas.

Curitiba tem mais de um 1,9 milhões de habitantes e é a oitava cidade mais populosa do Brasil. A cidade é muito famosa pela arquitetura moderna e pela organização e limpeza das vias públicas.

Em Curitiba está uma das obras mais emblemáticas do lendário arquiteto Oscar Niemeyer, que abriga um museu que leva o nome do carioca. O Museu Oscar Niemeyer é popularmente chamado de “Museu do Olho”.

Os paulistanos que quiserem estudar nas universidades curitibanas deverão percorrer uma distância de 400 km. Os cariocas e belo-horizontinos, mais uma vez, devem percorrer uma distância maior para chegar até a capital do estado paranaense. No entanto, os cariocas saem com uma pequena vantagem: 850 km, 130 km a menos que os estudantes de Belo Horizonte.