Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atendimento veterinário para gatos e a importância de uma atenção especial a eles

17 de Fevereiro de 2021 às 09:08

Quem tem pets em casa sabe que um atendimento veterinário para gatos é essencial para garantir os cuidados de um animal saudável. Os felinos precisam de uma atenção especial por ter um comportamento diferenciado dos cães e, motivo este pelo qual, alguns tutores sentem dificuldade em transportá-los ou levá-los até uma consulta veterinária.

A Inova Hospital Veterinário 24h surgiu com a missão de promover o melhor atendimento, recursos, cuidado, carinho e o que há de mais moderno na medicina veterinária para os pets em geral. E quando se fala especificamente em felinos, sabe-se que suas particularidades precisam ser levadas em conta para prestar o melhor atendimento. Por isso, a Inova Hospital Veterinário 24h vem investindo cada vez mais em infraestrutura, corpo clínico com veterinária especializada em medicina felina e capacitação dos profissionais para ser um ambiente, também, Cat Friendly.

Dra. Mayara Maeda atende no consultório de medicina especializada em felinos.

Significado de Cat Friendly

O termo Cat Friendly, na verdade é um programa desenvolvido por duas associações internacionais, a American Association of Feline Practitioners (AAFP) e a International Society of Feline Medicine (ISFM) que visa melhorar a saúde e bem estar dos gatos por todo o mundo.

Se as boas práticas que o programa orienta para ambientes e cuidados totalmente direcionados e adaptados aos gatos são essenciais para famílias que optam por ter felinos em casa, isso se torna ainda mais importante e relevante para profissionais que precisam lidar com gatos além de suas casas. Ou seja, em ambientes estranhos, como clínica ou hospital e em situações incomuns, além de sua rotina diária, como em exames e avaliações médicas.

E é por isso que os conceitos apresentados no termo Cat Friendly devem ser levados a sério principalmente no momento em que o tutor precisa levar seu gato ao veterinário.

Dificuldades em levar um gato ao veterinário

É compreensível que existam dificuldades no atendimento veterinário para gatos e tutores podem se identificar com estes fatos:

  • Os gatos são muito ligados ao seu território e se sentem inseguros fora dele e longe de casa;
  • São muito sensíveis ao ambiente que os rodeia e aos odores e sons;
  • Preferem estar sozinhos e são altamente suscetíveis ao estresse;
  • Ficam muito estressados com a presença de cães e outros gatos, o que é comum no ambiente veterinário;
  • Necessitam ser manipulados com técnicas próprias, sempre com gentileza e respeito.

O programa busca a implementação de técnicas de manuseio dos animais de forma gentil visando não estressá-los e nem traumatizá-los. Também são exigidas alterações estruturais no funcionamento das clínicas certificadas para que sejam reduzidos ao máximo o nível de estresse que os pets terão durante o período em que estiverem na clínica, seja num atendimento simples de consulta ou exame até internações.

Dra. Mayara Maeda atende no consultório de medicina especializada em felinos.

Atendimento especializado na Inova

Com o intuito de promover esse ambiente aos felinos que passam pelo hospital, ao inaugurar a Inova Clínica de Especialidades, também foi inaugurado um espaço Cat Friendly em 2020. Com uma recepção e consultório exclusivos para os felinos, utilizando feromônios nos ambientes para, olfativamente, promover um bem estar maior e melhor aos pacientes. Assim, eles ficam mais tranquilos enquanto aguardam as consultas e/ou procedimentos.

Além disso, na última reforma da internação da Inova Hospital Veterinário 24h, também houve uma ampliação do espaço dedicado aos felinos, com uma reestruturação para maior aconchego dos felinos internados. Há uma porta de vidro para separar a internação de felinos, diminuindo os ruídos que pode surgir do espaço dos cães. O ambiente é climatizado com ar condicionado e feromônios que promovem o bem estar. Também são disponibilizadas tocas de gatos dentro das baias, sempre com acompanhamento 24h de veterinários e enfermeiros capacitados.

[gallery link="file" size="medium" ids="321050,321049,321048,321047,321044,321051"]

A Inova Hospital Veterinário funciona durante 24h (todos dias da semana) com atendimento por ordem de chegada.

Inova Clínica de Especialidades disponibiliza consultas previamente agendadas de segunda a sábado.

O endereço da Inova é na Avenida Nogueira Padilha, 1770 Vila Hortência – Sorocaba SP, com estacionamento para clientes no número 1852.

Fone: (15) 3333-2300 / (15) 99797-6055 (WhatsApp)

Galeria

Confira a galeria de fotos