Buscar no Cruzeiro

Buscar

A sobreposição está na moda: veja como aderir essa tendência no seu visual

22 de Outubro de 2019 às 13:55

Usar uma roupa por cima da outra, a famosa sobreposição, não é exatamente uma novidade no mundo da moda. Parece que a tendência é atemporal, e o fato é que ela continua em alta.

Quer saber como usar a sobreposição sem errar? Hoje, vamos tratar sobre esse truque, que dá um ar mais descolado a qualquer look.

Novas possibilidades de combinação

Um dos motivos pelos quais a sobreposição virou tendência é que ela proporciona a possibilidade de utilizar aquelas roupas que você já tem no guarda-roupa, combinando-as com as novas que chegam.

A ideia por trás desse estilo é ter peças que funcionem como coringas, podendo ser utilizadas para fazer novas combinações e valorizando os looks mais batidos. Dá para misturar texturas, transparências e cores para produzir um efeito mais moderno e sofisticado.

Todo mundo tem, por exemplo, uma camiseta, que pode dar uma nova cara para aquele vestido de alcinhas. O foco é pensar em uma combinação com camadas.

Crédito: Divulgação

A palavra-chave: conforto

É claro que existem exceções, e vale quase tudo na hora de ousar nas sobreposições, mas, em geral, a aposta desse estilo é o conforto. É importante lembrar, no entanto, que isso não quer dizer colocar qualquer peça por cima de outra e sair por aí. As combinações precisam fazer algum sentido.

Uma dica fundamental: experimente

A melhor maneira para descobrir se determinadas peças se combinam é ir para frente do espelho e experimentá-las, especialmente se você está começando a investir nesse tipo de look agora.

É uma boa ideia colocar peças mais justas sempre por baixo, combinando com outras mais soltas, que deixam o visual com uma impressão de movimento.

Camisas e coletes são ótimos coringas

Essas duas peças praticamente vão bem com tudo e dão uma nova vida àquela camiseta antiga ou a um vestido que você está achando meio sem graça.

Como essa combinação vai ser feita depende muito do estilo de quem vai usar. Dá para combinar peças lisas entre si ou com outras estampadas, com poucas chances de erro.

Mas quem é mais ousado está apostando com tudo em combinar estampas. Como um vestido estampado com um colete também estampado. Os resultados costumam ser looks bastante estilosos.

Cuidado com os exageros

É verdade que não existe muita regra para as sobreposições, mas tudo o que é demais passa. Especialmente se você quer disfarçar os quilos a mais, é preciso prestar muita atenção e não sobrepor muitas peças para não criar ainda mais volume.

Falando nisso, com as combinações certas, as sobreposições, inclusive, podem ser ótimas aliadas para parecer mais esbelto, usando uma peça mais justa como base, por exemplo. Não usar peças escuras sobre outras mais claras também é válido para disfarçar os quilinhos a mais.

Para todas as estações

Quando falamos em colocar uma peça por cima da outra, a primeira estação que nos vem à mente é o inverno, já que usar várias blusas e calças é uma coisa que todo mundo faz quando o frio aperta.

É claro que os casacos são ótimos para fazer sobreposições, e a dica é usar e abusar desse recurso no inverno, mas a verdade é que essa tendência é ideal para todas as épocas do ano, inclusive nos dias mais quentes.

Nada impede que seja feita uma combinação entre peças mais leves, como um top e uma camisa fresquinha, por exemplo. Os vestidinhos mais frescos, inclusive, estão entre os astros dessa tendência, porque oferecem diversas possibilidades de mescla com outras peças.

Além disso, as sobreposições são ótimas opções para aqueles dias quentes, mas com aquele ventinho, ou quando você vai sair de casa de manhã e só voltar à noite, sem ter que trocar de look quando a temperatura varia.

Agora é só abrir o guarda-roupa e começar a pensar nas combinações. Quem é adepto do estilo garante que, com a prática, você logo começa a comprar novas peças pensando em tudo o que pode fazer com as que já tem.

Galeria

Confira a galeria de fotos