Buscar no Cruzeiro

Buscar

100 dias de trabalho e desafios em Salto de Pirapora

14 de Abril de 2021 às 00:00

Os desafios que a nova administração municipal de Salto de Pirapora assumiu fizeram com que o prefeito da cidade unisse forças para encarar a realidade que a cidade vive no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

As ações adotadas pela prefeitura fizeram com que o município se tornasse destaque nas mídias regionais, estaduais e até no âmbito nacional, pelo trabalho desenvolvido em diversas frentes para vencer a Covid-19 na cidade.

Além dos desafios enfrentados na saúde, a prefeitura não vem medindo esforços para atender as necessidades de todos os setores e programar as ações para o futuro.

Prefeito em reunião com líderes da comunidade Quilombola

Educação municipal se reinventa para não deixar alunos sem o ensino de base

Em meio a tantas dificuldades que estamos vivenciando por conta da Covid-19, a Secretaria Municipal da Educação

vem-se dedicando para pôr em execução ações que contribuam pela educação na cidade.

Foi realizada junto à “ETI Brasil” uma formação com a equipe pedagógica para professores e gestores e a disponibilização do aplicativo "Radar Escolar" para os pais acessarem as atividades escolares de seus filhos.

Já fecharam também contrato de formação para gestores do Infantil, Fundamental I e Fundamental II, para uso do programa "Ler e Escrever e EMAI" em parceria com o governo estadual.

Aconteceu, ainda, uma parceria com a Valorização da Educação (PVE) do Grupo Votorantim e demais empresas parceiras.

Mais de 2.000 kits de merenda escolar foram mensalmente entregues às famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família e baixa renda; foi aprovada a lei de criação do novo Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (CACS FUNDEB); ocorreu a implementação do Programa de Educação Empreendedora JEPP-SEBRAE.

E foi preparado em parceria com a Secretaria da Saúde um protocolo sanitário de Covid-19 para o retorno nas escolas municipais.

Além de todas estas ações, mas não menos importante, na sexta-feira (9/4), iniciou-se a vacinação contra a Covid-19 para os professores e funcionários das escolas acima de 47 anos. Um grande passo dado para a proteção dos dedicados profissionais da educação.

Resgate de animais abandonados

Secretaria do Meio Ambiente inicia a gestão visando a conservação dos recursos naturais e a reativação do bem-estar animal

O bem-estar animal vem sendo um desafio para a nova gestão, que procura melhorar a vida dos animais na cidade. Foi firmada uma parceria pela qual a prefeitura conseguiu um trailer para capturar cavalos que viviam circulando pelas ruas.

Agora, esses animais são levados para o Canil Municipal e recebem cuidados veterinários e alimentação adequada até a retirada pelo dono, que recebe uma multa pela infração.

Além disso, houve o Programa de Castração para Animais voltado à população de baixa renda. Até o momento, aproximadamente 80 animais foram castrados.

Outro desafio da gestão é a conservação dos recursos naturais. Seguindo o plano de monitoramento da qualidade da água e controle de crescimento de plantas aquáticas, a Secretaria do Meio Ambiente realizou a coleta de amostras de água do Lago dos Ourives e dos córregos que o abastecem para execução de análises físico-químicas.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, para se ter uma ação assertiva, é imprescindível conhecer a carga de matéria orgânica, nitrogênio, fosfato e potássio, pois, junto à luminosidade, são os principais fatores envolvidos no crescimento vegetal.

Coleta de amostra de água para análise

Serviços públicos são destaque da nova gestão

O trabalho executado pelos profissionais de serviços públicos está sendo o destaque da nova administração. Com o intuito de atender melhor a população e deixar a cidade ainda mais bonita, a prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, está empenhada nas melhorias tanto no perímetro urbano como também nas zonas rurais.

Foram diversas as ações realizadas: pinturas em faixas de pedestre, pinturas em prédios públicos, serviços de limpeza e jardinagem como em creches, escolas e PSF’s, e manutenção de vias públicas em estradas vicinais e vias não asfaltadas em algumas regiões do município.

Tudo isso em tempo recorde. Os profissionais públicos estão se aplicando em deixar a cidade mais agradável e limpa. E para que esses serviços sejam preservados, a prefeitura pede a colaboração de toda a população em não jogar entulho em áreas verdes nem em vias públicas.

[gallery link="file" columns="2" size="full" ids="333147,333148"]

 

Secretaria da Saúde aumenta leitos para tratamento de Covid-19, lança novo sistema de atendimento no PSF e reativa Centro de Triagem

Quando a nova gestão assumiu o mandato, a Santa Casa de Misericórdia do município possuía apenas 5 leitos para tratamento da Covid-19.

Com menos de 15 dias de mandato, foram ampliados para 20 leitos exclusivos para o tratamento da doença. E com a piora da pandemia em todo o país, não demorou para que todos os leitos estivessem ocupados.

Prefeitura aumenta em 150% os leitos exclusivos para tratamento Covid-19

Além do aumento de leitos, também foram repassados 3 respiradores para a unidade no combate à doença. A manutenção do Centro de Triagem para casos de Covid-19 também auxiliou os munícipes que eram infectados, sendo que, nas piores semanas da pandemia, a prefeitura manteve o local aberto aos finais de semana e feriados.

Essa nova gestão da Secretaria da Saúde também trouxe mudanças no atendimento dos Postos de Saúde da Família. O programa “Acesso Avançado” já vem trazendo resultado nos postos que conseguiram aplicar o método.

A forma como ele funciona é bem simples: o paciente vai até o posto de saúde pela manhã, recebe uma senha e agenda sua consulta para o mesmo dia ou para no máximo até 3 dias, sendo feita uma triagem imediata, pela qual o paciente é encaminhado para o médico ou para o enfermeiro, agilizando o atendimento e evitando que o paciente fique em uma fila de espera até conseguir ser atendido.

Atendimento do programa “Acesso Avançado”

Plano Municipal de Imunização chama a atenção da mídia

Nestes primeiros 100 dias de governo, o Plano Municipal de Imunização em Salto de Pirapora chamou a atenção de diversos canais de comunicação. Conseguindo antecipar a vacinação para algumas faixas etárias, saindo na frente até do Plano Estadual de Imunização.

“Não existe segredo, todas as cidades dependem do envio das doses pelo Estado, mas uma gestão eficiente e

organizada do processo de vacinação permitiu esse avanço”, disse o prefeito Matheus Marum.

Chamou a atenção também o fato de ser no município a primeira Comunidade Quilombola imunizada no Brasil, que foi incluída nos grupos prioritários, a principio orientado pela Secretaria de Estado da Saúde. Mas mesmo com o adiamento da vacinação desse grupo pelo Estado, a cidade entendeu que seria importante manter a classificação prioritária.

[gallery link="file" columns="2" size="full" ids="333169,333168"]

 

Prefeitura trabalha em busca de parcerias para captação de recursos

Pensando a longo prazo, a gestão tem-se esforçado para conseguir, logo nesse início, recursos e programas tanto na esfera Estadual como na Federal. E essa busca vem trazendo resultados. Até o momento, a previsão é de que a cidade seja beneficiada com mais de 1 milhão de reais em programas e emendas, as quais serão implantadas nas áreas da saúde e de infraestrutura do município.

Além disso, outros programas estão sendo trabalhados nas secretarias estaduais de Habitação, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Social e Esporte. E no dia 9 de abril, a cidade recebeu a visita do deputado federal Vitor Lippi, que em reunião com o prefeito Matheus Marum anunciou um recurso de R$ 300 mil, para ajudar o município no combate à Covid-19.

Nosso agradecimento ao deputado, que é o parlamentar mais atuante em nosso município!

Deputado destina 300 mil reais em emenda para Salto de Pirapora

 

Galeria

Confira a galeria de fotos