Buscar no Cruzeiro

Buscar

Informação Livre

Escultura Proteção de Mãe deixa Prefeitura de Votorantim

A obra é uma criação do artista surdo Moisés Camargo e impressiona pelas suas dimensões

29 de Junho de 2023 às 23:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: REPRODUÇÃO)

A escultura de uma mãe alada e seu bebê, feitos de sucata, que estava em frente da Prefeitura de Votorantim desde 10 de maio, foi retirada do espaço público na quarta-feira (28). A obra, batizada de Proteção de Mãe, é uma criação do artista surdo Moisés Camargo e impressiona pelas suas dimensões: 2,10 metros de altura e 3,60 metros de largura.

E também pela criatividade: ela é toda montada com peças recicladas, como correntes e engrenagens de bicicleta, capa de luminária, amortecedor, tubulação, parafusos e roelas. A Prefeitura informou que a escultura ficaria no local só até o fim de maio e depois iria para o auditório municipal Francisco Beranger.

No entanto, a obra permaneceu em frente ao Paço Municipal, praticamente, todo o mês de junho. A mudança coincidiu com o tumulto na Câmara, que fica ao lado da Prefeitura, na terça-feira (27). Alguns internautas brincaram que a mãe de asas ficou com medo da confusão e saiu voando com seu bebê.

Treino do 4º BiMec

O 4º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BiMec) do Exército Brasileiro realiza, até hoje (30), exercícios de treinamento na zona rural de Ibiúna. A atividade teve início na quarta-feira(28) e envolve 160 militares e 20 viaturas operacionais, entre elas o blindado anfíbio de transporte de pessoal batizado de Guarani. Hoje, às 10h, haverá apresentação em frente da Prefeitura, exposição do blindado, que será rebatizado e passará a se chamar Ibiúna, e a formatura de cerca de 30 militares. Antes, às 9h, haverá a entrega de uma bandeira do Brasil ao Núcleo de Apoio Inclusivo Novo Arco-íris, na rua Wilson do Carmo Falci, s/n, no Centro. Nas duas cerimônias -- abertas ao público, haverá a apresentação da banda do 4º BiMec.

Luto

A Prefeitura de Iperó decretou luto oficial de 3 dias pela morte de Maria Isabela Folim, irmã do prefeito Leonardo Roberto Folim (PSC), aos 17 anos, ocorrido na quarta-feira (28). Durante o período - entre os dias 29 de junho e 1º de julho, a bandeira municipal ficará hasteada a meio mastro. Isa, como era conhecida, foi seputada ontem em Iperó. O presidente da Câmara de Sorocaba, Cláudio Sorocaba, Presidente da Câmara de Sorocaba manifesta oficialmente profundo pesar pelo falecimento de Maria Isabela. “Em nome do Legislativo sorocabano, lamentamos a morte da irmã do prefeito Leonardo Folim, de Iperó, uma cidade historicamente irmã de Sorocaba. Que Deus o conforte, bem como aos seus familiares”, escreveu Cláudio.

Pet Solidário

Foi aprovado ontem (29), em segunda discussão na Câmara de Sorocaba, o projeto de lei que estabelece a criação da Rede Pet Solidário. O projeto, proposto pelo Executivo, foi debatido em sessão ordinária e tem como objetivo desenvolver e promover ações para a coleta, arrecadação e distribuição de doações de insumos voltados ao bem-estar animal. Por outro lado, o projeto de lei do vereador Fernando Dini (MDB), que trata da legalização de construções irregulares, foi retirado da pauta para receber novas emendas.