Sorocaba
Entrega de materiais e uniformes escolares volta a pauta dos vereadores de Sorocaba
Atraso na distribuição dos kits escolares não é um problema recente e não está ligado exclusivamente à administração do prefeito Rodrigo Manga
Problemas envolvendo a entrega de materiais e uniformes escolares têm sido cada vez mais frequente em Sorocaba. Pelo menos é o que diz os requerimentos feitos pelos vereadores. Só neste ano, 10 documentos cobrando soluções da Prefeitura foram elaborados. Na maioria das vezes, esses pedidos são fundamentados em relatos dos próprios cidadãos, que buscam a intervenção dos legisladores para resolver a situação.
De acordo com dados disponibilizados no site da Câmara de Sorocaba (camarasorocaba.sp.gov.br), o vereador Ítalo Moreira (sem partido) é responsável por quatro desses requerimentos, enquanto Péricles Régis (Podemos) assina três deles. Fernanda Garcia (Psol), Salatiel Hergesel (PDT) e Aith (PRTB) aparecem com um cada.
O atraso na distribuição dos kits escolares não é um problema recente e não está ligado exclusivamente à administração do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Nos últimos 11 anos, o Cruzeiro do Sul já reportou atrasos na entrega desses materiais durante os mandatos de Vitor Lippi (PSDB), em 2012; Antônio Carlos Pannunzio (sem partido), em 2015; e José Caldini Crespo (sem partido), em 2017.
Nesta semana
Um dos requerimentos que mais chamaram atenção nesta semana partiu de Luis Santos (Republicanos). A solicitação busca informações sobre a viabilidade de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a implementação de um terminal multimodal na área adquirida pelo grupo Tauste, na avenida Sadrac de Arruda. O vereador menciona que o grupo está bem posicionado para estabelecer uma grande unidade de hipermercado, juntamente a um terminal que abrigaria uma rodoviária municipal.
Esse espaço poderia evoluir para uma estação rodoferroviária, aproveitando a linha férrea existente, que eventualmente se ligaria ao trem intercidades. Além disso, o terminal abarcaria ônibus municipais circulares, bicicletário, ponto de táxi, local para veículos de aplicativos e estação de BRT.
A vereadora Iara Bernardi (PT) pediu esclarecimentos sobre a supervisão de obras irregulares espalhadas pela cidade. Ela faz referência às irregularidades presentes em construções na rua Pedro Álvares Cabral, Vila Progresso; no Parque Empresarial das Mangueiras; na rua Josefa Rúbio Bastida, Vitória Régia; na avenida Isabel Aparecida Rodrigues da Silva, Jardim Metropolitano; e na avenida Georg Shaeffler, Éden.
A vereadora busca informações sobre as medidas tomadas pelo órgão fiscalizador após o vencimento do prazo legal estipulado nas notificações apresentadas. (Wilma Antunes)