Buscar no Cruzeiro

Buscar

Acidentes de trânsito

Mortes de pedestres aumentam em Sorocaba, aponta Infosiga

Atropelamentos aumentaram, mas letalidade entre motociclistas é maior com quatro vezes mais mortes

14 de Julho de 2022 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Neste ano até agora foram 40 acidentes com motos.
Neste ano até agora foram 40 acidentes com motos. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO JCS (05/07/2022))

As mortes de pedestres provocadas por acidentes de trânsito, como atropelamentos, em Sorocaba, aumentaram no período de janeiro a maio de 2022. Foram registrados 13 óbitos de pedestres em 2022 contra 7 no mesmo período de 2021, ou seja, seis mortes a mais. Os dados são da plataforma estadual Infosiga-SP.

O número de acidentes de pedestres, com vítimas não fatais, na cidade ficou igual no mesmo período analisado. De acordo com a plataforma estadual, foram registrados 80, de janeiro a maio do ano passado, e o mesmo total nos cinco primeiros meses de 2022.

Para o advogado Renato Campestrini, titular da coluna Mobilidade Urbana da Cruzeiro FM 92,3, que abordou a questão do excesso de velocidade e a prevenção de atropelamentos na rádio, o não cumprimento das leis de trânsito pode ser uma das explicações para acidentes e mortes no trânsito.

Na zona oeste da cidade, na semana passada, dois casos chamaram a atenção para o excesso de velocidade de motoristas e a falta de respeito em relação às faixas de pedestres, inclusive, em frente às escolas. Uma criança de 6 anos foi atropelada por um carro em uma faixa de pedestres no momento em que atravessava a avenida, em frente à Escola Municipal Luís Almeida Marins.

Alguns dias após, no último domingo (10), uma câmera de segurança registrou o momento em que uma família quase foi atropelada por um veículo desgovernado, em outra avenida na zona oeste, desta vez, na Dr. Américo Figueiredo.

No entanto, atropelamentos ocorrem também em outras regiões da cidade. No dia 15 de junho deste ano, uma adolescente de 15 anos morreu após cair de uma motocicleta e ser atropelada por um caminhão na avenida Ipanema, na zona norte de Sorocaba. O pai dela, de 45 anos, ficou ferido. O acidente ocorreu no sentido Centro, na altura do número 3.000, na Vila Helena, por volta das 6h45.

Conforme o boletim de ocorrência, a adolescente ficou desacordada na pista. Ela chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Porém, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Os bombeiros informaram que ela sofreu politrauma e parada cardiorrespiratória.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Urbes Trânsito e Transportes informaram que têm uma programação mensal de ações educativas e de conscientização aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Somente neste mês de julho, são 33 iniciativas ao todo, que estão sendo realizadas em pontos estratégicos da cidade. Em 2021, mais de 90 mil pessoas foram impactadas nessas ações”, segundo a nota.

Mortes de motociclistas são maiores

Segundo os dados da própria Prefeitura de Sorocaba, em 2022, até o momento, foram registrados 168 acidentes de trânsito na cidade, sendo 128 com veículos, e 40 com motocicletas. Porém, a letalidade é muito maior nos acidentes com motociclistas, ou seja, quatro vezes mais mortes. Enquanto em 2022 somente uma pessoa morreu por conta de acidente de trânsito em Sorocaba, no mesmo período, quatro pessoas morreram em acidentes envolvendo motocicletas.

Já conforme os dados apontados pela plataforma estadual Infosiga-SP, de janeiro a maio de 2022, a cidade registrou no total, a morte de 16 motociclistas, contra 19 no mesmo período do ano passado. Embora, o número seja menor até o momento em relação ao mesmo período de 2021, os óbitos de motociclistas ainda são elevados em Sorocaba.

Em relação aos óbitos gerais provocados por acidentes de trânsito em Sorocaba passou de 34 nos cinco primeiros meses de 2021 para 36 de janeiro a maio deste ano.

Os dados do Infosiga-SP também apontam aumento nos acidentes com vítimas não fatais de motociclistas. Os números passaram de 609 de janeiro a maio de 2021 para 661 no mesmo período de 2022. O que representa mais 52 acidentes com vítimas não fatais de motociclistas. Ainda de acordo com a plataforma estadual, os acidentes com vítima não fatal em geral na cidade, no mesmo período analisado, passaram de 1.287 para 1.316.

Questionada a respeito, Semob e a Urbes informam que também há ações educativas exclusivas para motociclistas, como “Motociclista Seguro - Entrega Rápida”, “Motociclista Seguro Painéis” e “Escola do Motociclista”. (Ana Cláudia Martins)