Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeiro transmite ao vivo debate entre candidatos a prefeito de Sorocaba

12 de Novembro de 2020 às 00:07
Marcel Scinocca [email protected]

Cruzeiro realiza hoje (12) debate entre candidatos a prefeito de Sorocaba Os oito candidatos ao Executivo confirmaram participação no debate. Espaço já está preparado para o evento desta noite. Crédito da foto: Fábio Rogério (11/11/2020)

O debate entre os candidatos que concorrem à Prefeitura de Sorocaba acontece nesta quinta-feira (12), a partir das 20h, nas dependências do jornal Cruzeiro do Sul e da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista.

O evento realizado pelo jornal ocorre em parceria com a rádio Cruzeiro FM 92,3, mantida pela Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, e a Universidade de Sorocaba (Uniso). O debate tem o apoio e transmissão da TVCOM, canal 8 da NET/Claro.

A previsão é de que todos os candidatos estejam no encontro, visto que já houve confirmação da presença. Caso isso ocorra, de fato, será o debate com o maior número de prefeituráveis de Sorocaba, ao menos das últimas sete eleições, em debates realizados na cidade.

No embate, por ordem definida na disposição de candidatos na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estarão Carlos Péper (Solidariedade), Doutor Leandro (Democratas), Jaqueline Coutinho (PSL), Maria Lucia (PSDB), Professor Flaviano (Avante), Raul Marcelo (Psol), Renan Santos (PDT) e Rodrigo Manga (Republicanos).

Durante o dia, haverá transmissões ao vivo nas redes sociais do Cruzeiro do Sul, mostrando as movimentações e expectativas sobre o evento. Durante o encontro com os concorrentes à Prefeitura de Sorocaba, também haverá entrevistas com os candidatos, antes e após a reunião.

Regras e estrutura

O debate será iniciado com a apresentação de cada candidato. Não será permitida a apresentação de qualquer documento durante a transmissão. O evento ocorrerá com a presença a partir de três candidatos. Caso menos que esse número compareça, ocorrerá entrevistas com os presentes. Haverá ainda uma comissão para avaliar eventuais pedidos de direito de resposta.

O debate será dividido em quatro blocos, com intervalos de dois minutos cada. No primeiro bloco, ocorrerá a apresentação dos candidatos. Eles terão três minutos para essa apresentação e para responder à seguinte pergunta: por que quer ser prefeito ou prefeita de Sorocaba? A previsão é de que o bloco dure 24 minutos.

No bloco seguinte, os candidatos respondem a perguntas de jornalistas do Cruzeiro do Sul, da Cruzeiro FM, e de estudantes da Universidade de Sorocaba. A pergunta terá até 30 segundos, com dois minutos para a resposta. Nesse caso, não há réplica. A previsão é de que esse bloco dure 20 minutos.

No terceiro bloco, o candidatos perguntam entre si. Haverá sorteio para a definição dos candidatos e o tema é livre. Eles terão 30 segundos para a formulação da pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para tréplica. A previsão é de duração de 36 minutos.

No quarto bloco, os candidatos voltam a perguntar entre si. Ele será sorteado, mas escolhe quem deverá responder. O tema também será livre. O esquema de tempo será o mesmo: 30 segundos para a formulação da pergunta, dois minutos para a resposta, um minuto para a réplica e um minuto para tréplica. Ao menos 36 minutos estão previstos para esse bloco.

No último bloco, que tem previsão de oito minutos, os candidatos farão as considerações finais. Cada um deles terá um minuto. Uma simulação do evento ocorreu durante a semana com alunos da Universidade de Sorocaba, sob a responsabilidade do professor Fernando Negrão Duarte, coordenador do curso de jornalismo da Uniso. Houve ensaio com relação ao tempo, disposição das câmeras, iluminação e posicionamentos dos candidatos.

Adalberto Vieira, editor-chefe do Cruzeiro do Sul, lembra que todos os candidatos à Prefeitura de Sorocaba foram convidados para o evento. Ainda conforme ele, cada candidato terá contato com um assessor durante os intervalos do debate. Eles poderão falar normalmente via aplicativo de mensagem, caso não estejam respondendo ou perguntando.

Em função da pandemia do novo coronavírus, o local terá número limitado de pessoas. Cada candidato poderá trazer ao local do debate até três assessores. Os candidatos deverão estar presentes no Cruzeiro do Sul às 19h30.

Tecnologias para democracia

Luiz Antonio Zamuner, do Conselho Editorial do Cruzeiro do Sul, cita a importância das novas tecnologias para democracia. “Existe uma clara revitalização da democracia e de suas instituições com o advento das novas tecnologias de comunicação e informação, mais destacadamente a internet. O jornal Cruzeiro do Sul associa seus canais dessa nova comunicação à esfera pública, reforçando o debate, um dos principais fundamentos da democracia contemporânea.”

Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da Fundação Ubaldino do Amaral, saudou os participantes e destacou que o evento é uma oportunidade para a população de Sorocaba.

“Em nome do Conselho da FUA, gostaria de saudar todos os candidatos participantes do debate que acontecerá hoje. O jornal Cruzeiro do Sul, utiliza sua estrutura para oferecer à população sorocabana mais uma oportunidade de conhecer as propostas e o perfil de cada candidato”, afirma.

“Na prática democrática e imparcial do que é justo e correto, nós Conselheiros, esperamos ter um debate respeitoso e produtivo, para que então, todos sorocabanos possam fazer de maneira mais assertiva e responsável o importantíssimo dever de votar”, conclui.

Transmissão multiplaforma

A Cruzeiro FM 92,3 terá transmissão multiplaforma. Além da transmissão no dial, em FM 92,3, também haverá cobertura pelas redes sociais da emissora, incluindo Facebook e YouTube. A informação é de Fábio Andrade, coordenador de jornalismo da rádio.

Ainda conforme ele, o trabalho no estúdio será realizado pelo jornalista Caio Rossini, logo após a transmissão do programa Voz do Brasil, obrigatório para as rádios brasileiras. O debate será mediado pelo jornalista Fernando Guimarães. (Marcel Scinocca)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos