Buscar no Cruzeiro

Buscar

Yaris aquece mercado de trabalho na região

22 de Julho de 2018 às 13:43

A produção do novo modelo da Toyota, o Yaris, movimenta o mercado de trabalho em Sorocaba e região. De acordo com a montadora, cerca de 290 novos funcionários foram incorporados devido às contratações programadas com a criação de um terceiro turno para a fabricação do veículo.

A expectativa é de gerar mais de mil empregos diretos e ainda mais de 5 mil outros postos de trabalho no setor, que abrange indústrias de autopeças, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal). A previsão leva em conta a movimentação que ocorrerá nas fornecedoras da Toyota.

A Kanjiko anunciou a criação de cerca de 180 vagas, com contrações a partir de agosto. A empresa também fica em Sorocaba e atualmente emprega 500 trabalhadores.

Em assembleia realizada no último dia 18, os funcionários da Kanjiko aprovaram a criação do terceiro turno, após negociações envolvendo a empresa, os trabalhadores e o sindicato. De acordo com a gerente de Recursos Humanos da Kanjiko, Kátia Almeida, as contratações serão realizadas em etapas: em agosto, setembro e outubro. Isso ocorre para a realização dos treinamentos.

A Kanjiko produz peças de suspensão, painel e componentes de carroceria. A gerente de RH diz que a única exigência aos candidatos é possuir ensino médio completo, pois a empresa oferece treinamento. Ressalta, contudo, que uma característica essencial é o comprometimento, pois é preciso seguir normas que garantam a qualidade da produção. Os currículos dos interessados nas vagas podem ser enviados para o e-mail [email protected]

Segundo o SMetal, do total de 1.057 novas vagas previstas para a Toyota, 320 são da efetivação de funcionários que trabalham na empresa sob regime de contrato por prazo determinado.

A aprovação do terceiro turno na empresa ocorreu em assembleia realizada em fevereiro. A decisão foi necessária pois altera os horários de trabalho e os intervalos de refeição. Os currículos podem ser enviados pelo site da empresa: www.toyota.com.br (na opção "Trabalhe Conosco").

A produção da fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba, também será ampliada.

Oportunidade 

Jefferson se mudou com a esposa e filho para Sorocaba - ERICK PINHEIROJefferson se mudou com a esposa e filho para Sorocaba - ERICK PINHEIRO

A oportunidade na Toyota apareceu para o operador multifuncional trainee Jeferson de Nobrega Silva, 34 anos, após um longo período em busca de trabalho. "Estava desempregado há um ano e oito meses, mandando currículo nesse tempo todo e nenhuma empresa chamou para entrevista, apenas a Toyota", ressalta.

Jefferson tem parentes em Sorocaba e trabalhou antes em uma montadora de São Bernardo do Campo, no Grande ABC. Com o novo emprego, se mudou com a esposa e filho para Sorocaba. A contratação ocorreu em abril e a notícia não poderia ter sido melhor recebida. "Felicidade total", diz o metalúrgico.