Buscar no Cruzeiro

Buscar

Via Varejo se tornou digital em definitivo, afirma CEO

30 de Agosto de 2020 às 00:01

Via Varejo se tornou digital em definitivo, afirma CEO Companhia é proprietária das Casas Bahia e Ponto Frio. Crédito d afoto: Adival B. Pinto / Arquivo JCS

O CEO da Via Varejo, Roberto Fulcherberguer, considera que a pandemia ajudou a empresa a “virar a chave” para o digital em definitivo. “A empresa, que estava em transformação digital, virou digital na pandemia”, disse ele, durante painel do Eleven Sessions, evento on-line promovido pela Eleven Financial na semana passada.

Segundo o executivo, a dona de Casas Bahia e Ponto Frio conseguiu faturar no segundo trimestre o montante que esperava mesmo com as lojas físicas fechadas em decorrência da Covid-19. A diferença é que “tudo” veio do canal digital, disse ele. “Hoje, nós temos quase 500 minihubs, lojas que atuam na distribuição, mas do dia para a noite (com a pandemia) nós perdemos isso. A logística foi estressada ao limite”, comentou.

Ele considera que a empresa conseguiu passar pelo momento porque já estava preparada. “Se a pandemia viesse em julho ou agosto de 2019, eu não sei se eu estaria aqui para contar a história, com os problemas que a pandemia tinha.”

De acordo com Fulcherberguer, em maio, o volume de pedidos gerado pelos canais on-line da companhia foi o mesmo do quarto trimestre de 2019, que teve, entre outras datas, a Black Friday. E as perspectivas para o terceiro trimestre são positivas, na visão dele. “96% das lojas já retornaram. E nós estamos vendendo bem nas lojas físicas e o on-line continua forte”, afirmou.

Segundo ele, a ferramenta que conectou vendedores a clientes através do WhatsApp foi desenvolvida em quatro dias; no quinto, mil vendedores já estavam fazendo testes. Dias depois, o sistema estava operando. (Matheus Piovesana - Estadão Conteúdo)