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Economia

Venda de veículos cresce 0,8% em março ante igual período de 2018

Foram 209,1 mil unidades vendidas, entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus
Seiscentos novos postos de trabalho foram criados em agosto nas indústrias da região de Sorocaba, composta de 48 municípios na base de abrangência do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Foi o segundo mês consecutivo de desempenho positivo. O mês anterior, julho, fechou com 150 novos postos de trabalho. Entre os 22 segmentos pesquisados na região, o de veículos automotores e autopeças se destacou, contribuindo para a geração de empregos. No ano (de janeiro a agosto de 2018), o saldo também foi positivo e representou aumento de 1.250 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses houve crescimento de 450 empregos. Para o empresário Erly Domingues de Syllos, diretor regional do Ciesp e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), praticamente 70% da empregabilidade regional corresponde ao município de Sorocaba. Ele lembra que a pesquisa identificou poucos saldos positivos nas cidades pesquisadas e entre as que se destacam está Sorocaba, que a seu ver apresentou em agosto “número bastante pujante para um mês”. Syllos atribui esse resultado a “alguns segmentos pontuais”, entre eles o automotivo, que registrou queda acentuada no emprego há dois anos, mas que nos últimos dois meses tem se recuperado. Como destaques impulsionadores, ele cita a Toyota, que fez contratações em Sorocaba com o lançamento do modelo Yaris. Em consequência, acrescenta, toda a cadeia de fornecedores da Toyota precisa contratar trabalhadores para incrementar a produção: “Junto com isso há as montadoras de caminhões, que não produzem aqui, mas compram peças de indústrias de Sorocaba.” O diretor regional do Ciesp também cita como destaques a atuação da empresa Nal (faróis e lanternas), fornecedora da Toyota; a REV, especializada em transformar carros e adaptá-los como viaturas para o Corpo de Bombeiros e ambulâncias; e a retomada da Tecsis (pás eólicas). (Carlos Araújo)
O primeiro trimestre terminou com crescimento de 11,4%. Crédito da foto: Divulgação Toyota

As vendas no mercado de veículos novos aumentaram 0,8% em março ante igual mês do ano passado, confirmou nesta quarta-feira, 3, a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em balanço distribuído à imprensa. Foram 209,1 mil unidades vendidas, em soma que considera que os segmentos de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. O volume, se comparado a fevereiro, teve expansão de 5,3%.

O primeiro trimestre terminou com crescimento de 11,4% em relação aos três primeiros meses do ano passado, com a comercialização de 607,6 mil unidades, o maior resultado para o período desde 2015.

Por segmentação, os chamados veículos leves, que englobam os automóveis e comerciais leves, registraram 199,5 mil emplacamentos em março, queda de 0,25% em comparação a março do ano passado, mas crescimento de 5,1% em relação a fevereiro. No primeiro trimestre, são 580 mil unidades, alta de 10% sobre igual período de 2018.

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Na categoria de caminhões, as concessionárias venderam 7,6 mil unidades no terceiro mês do ano, expansão de 27,8% em relação a março de 2018 e de 11,9% sobre o resultado de fevereiro. De janeiro a março, foram 21,3 mil caminhões comercializados, avanço de 45,7% na comparação com igual intervalo do ano passado

Por último, os ônibus registraram 2 mil vendas em março, alta de 49,7% em relação a igual mês do ano passado e avanço de 0,9% sobre o desempenho de fevereiro. Nos primeiros três meses, o segmento acumula 6,1 mil emplacamentos, crescimento de 71,3% sobre igual período do ano passado. (André Ítalo Rocha – Estadão Conteúdo) 

 

 

 

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