Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toyota suspende contratos temporariamente até junho

14 de Abril de 2020 às 00:01

Toyota suspende contratos temporariamente A Toyota deve voltar a fabricar veículos na planta de Sorocaba no dia 24 de junho. Crédito da foto: Divulgação / Toyota

A Toyota informou nesta segunda-feira (13), por meio de nota, que fez acordo com sindicatos para a suspensão temporária do contrato de trabalho de funcionários e deve retomar a produção de suas quatro unidades localizadas no Estado de São Paulo em junho (dia 22 para as unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba e Porto Feliz e dia 24 para a Unidade de Sorocaba).

As novas medidas visam atenuar os riscos à saúde de seus colaboradores e de seus familiares à Covid-19, bem como ajustar suas atividades de produção à queda de demanda, assim como a preservação de empregos.

A partir de 22 de abril, os trabalhadores ligados diretamente à produção terão o contrato de trabalho suspenso. De acordo com a montadora, o “acordo aprovado impacta colaboradores horistas e administrativos de todas as áreas e níveis e preserva os salários líquidos entre 75% e 100% de seu valor, conforme a faixa de remuneração de cada colaborador”.

[irp posts="138696" ]

 

Os funcionários que ainda precisem comparecer no local de trabalho, como em funções de manutenção por exemplo, e administrativos não relacionados com a suspensão de contrato de trabalho, continuam trabalhando em regime regular ou de home office, informa a empresa.

A Toyota observa que continuará avaliando a situação momento a momento e caso “entenda ser possível retomar as atividades antes do previsto, reverá esse cronograma, sempre seguindo as orientações das autoridades locais e, principalmente, colocando a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e de seus familiares em primeiro lugar”.

No início deste mês, a montadora previa retomar a produção no próximo dia 22. Na ocasião, também mencionou que processos como o fornecimento de peças de reposição para veículos, incluindo os utilizados por órgãos públicos, estão funcionando normalmente.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) confirmou o acordo negociado com a montadora e que os trabalhadores vão receber o pagamento pelo governo, mais complemento da empresa nos salários. Além disso, benefícios e estabilidade no emprego por 120 dias também estão garantidos, segundo o sindicato.

Com 1.406 votos favoráveis, 23 contrários e 50 abstenções, os trabalhadores da montadora Toyota aprovaram, em assembleia on-line, acordo de suspensão do contrato de trabalho por 60 dias, informa o SMetal. De acordo o secretário-geral do SMetal, Silvio Ferreira, a intenção do sindicato foi buscar melhores condições do que as previstas na Medida Provisória 936, de 2020, editada pelo governo federal, diante do cenário de incertezas na economia e na vida dos brasileiros.

[irp posts="89415" ]

 

A votação da proposta de suspensão do contrato de trabalho, com direito ao salário, benefícios e estabilidade, ocorreu das 21h30 da última quinta-feira, dia 9, até as 17h de sábado, 11.

Segundo o presidente do sindicato, Leandro Soares, com a crise sanitária e econômica no País causada pela pandemia do novo coronavírus, muitas empresas terão dificuldades com falta de demanda e produção, e por isso o SMetal buscou formas de garantir a renda e o emprego dos trabalhadores.

Para o sindicalista, a empresa terá os tributos e o valor da folha de pagamentos reduzidos, sem impactar completamente o trabalhador, nem precisará demitir, além de mantê-los em segurança, respeitando o isolamento social. (Da Redação)