Buscar no Cruzeiro

Buscar

Toyota amplia produção na cidade de Sorocaba em 23%

22 de Março de 2019 às 08:07
Ana Claudia Martins [email protected]

Previsão é de fabricar 95 mil unidades do Yaris este ano - Foto: Divulgação Toyota

A produção de veículos na fábrica da Toyota em Sorocaba deverá aumentar 23% neste ano em relação ao total de 2018. No ano passado foram fabricados 125 mil veículos (80 mil unidades do Etios e 45 mil do Yaris) e em 2019 a previsão é de 154 mil (59 mil do Etios e 95 mil do Yaris). Com isso, o Yaris tem um aumento significativo na produção a fim de atender a demanda de compradores. O modelo começou a ser produzido no segundo semestre de 2018.

A informação sobre o volume de produção da montadora na cidade é do responsável por assuntos governamentais da Toyota, Carlos Shigueo. Ele e o gerente de RH da empresa para eventos corporativos, Nelson Kondo, visitaram nesta quinta-feira (21) a redação do jornal Cruzeiro do Sul e deram também entrevista à Cruzeiro FM 92,3. Shigueo e Kondo puderam conhecer as novas instalações do Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (CECAP), vinculado à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

[irp posts="86977" ]

 

Segundo Shigueo, as fábricas de Sorocaba e Porto Feliz (motores) iniciaram em novembro do ano passado o terceiro turno da produção, com a contratação total de 832 funcionários, sendo 732 na planta de Sorocaba e 100 para a unidade de Porto Feliz.

O Yaris foi lançado no Brasil em junho e em 2019 o volume de unidades deverá mais que dobrar em relação ao foi produzido no ano passado, de 45 mil para 95 mil, alta de 111%.

O Etios foi lançado pela montadora em 2012, marcando o início da fábrica da Toyota em Sorocaba. Desde então mais de 500 mil unidades já foram produzidas. Em 2019, em relação ao ano passado, o Etios deverá ter uma redução em torno de 26%, com cerca de 21 mil unidades a menos.

De acordo com Sigueo, cerca de 30% da produção dos veículos (Etios e Yaris) é exportada. Ele disse ainda que no ano passado a Toyota iniciou a operação de 24 horas nas duas plantas, Sorocaba e Porto Feliz, para atender o mercado, principalmente pelo Yaris. “Por conta desse lançamento foi necessário aumentar a capacidade de produção das duas fábricas na região”, diz o executivo.