Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tauste inaugura 3ª loja em Sorocaba esta semana

25 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Tauste inaugura 3ª loja na cidade esta semana Nova unidade, de 34 mil m2, será a maior da rede em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/10/2020)

A rede de supermercados Tauste deve inaugurar esta semana a sua terceira loja em Sorocaba. Em uma área de 15 mil metros quadrados, na avenida General Carneiro, a nova unidade será a maior da rede na cidade, com 34 mil m2 de área construída, sendo 4,5 mil m2 de área de venda do supermercado. Além de 30 lojas parceiras, entre elas a Padaria Real, a praça de alimentação terá 256 lugares e nove estabelecimentos. Com a nova loja, Sorocaba passa a ser a cidade que mais possui unidades da rede Tauste.

O valor total da obra não foi divulgado pela empresa. A previsão é que a loja seja aberta ao público, provavelmente, na quarta ou na quinta-feira. No total, foram gerados 835 empregos, sendo 535 contratações diretas e cerca de 300 indiretas, com promotores das indústrias e colaboradores das lojas parceiras. Todas já efetivadas.

Segundo o coordenador de Ação Social do Tauste, Guilherme Cunha, por conta da pandemia, não haverá nenhum evento especial de inauguração da nova loja para evitar aglomeração. “O Tauste está aguardando o Auto de Vistoria Corpo de Bombeiros (AVCB) para a liberação do prédio e assim inaugurar a loja. Por isso, ainda não temos a data, mas a loja será aberta sem nenhum evento especial.”

A nova loja da rede Tauste, na altura do número 1.136 da avenida General Carneiro, levou 17 meses para conclusão da obra e irá suprir a demanda dos moradores da região por uma grande unidade supermercadista. A entrada principal será pela avenida, e no total são 622 vagas de estacionamento para carros e 62 para motos. O horário inicial de funcionamento é das 8h às 23h, diariamente.

O novo supermercado é o terceiro da rede Tauste em Sorocaba, que possui uma loja no Campolim, inaugurada em 2014, e outra na avenida Itavuvu, aberta em 2016. Somando as três unidades, a rede Tauste gerou no total 1.343 vagas de emprego diretas na cidade, sendo 523 na nova unidade, 440 no supermercado do Campolim e mais 380 na loja da Itavuvu.

Atualmente, a rede possui no total oito supermercados, sendo três em Sorocaba, dois em Marília, dois em Bauru e um em Jundiaí.

Área

O supermercado foi construído em uma área comprada da Enplanta Engenharia. A Enplanta pretendia construir o Complexo Tangará, que iria abrigar um shopping center, além de edifícios comerciais e residenciais, em um terreno com área total de 42 mil metros quadrados, com investimento total de R$ 500 milhões. Porém, o empreendimento não foi concretizado, e parte do terreno foi vendido para a rede Tauste.

O corretor imobiliário Gerson Antunes participou da negociação da venda do terreno da Enplanta Engenharia para o Tauste, além da comercialização das lojas internas. Segundo ele, a rede de supermercados comprou 15 mil m2, e ainda restam 27 mil m2 da área total do terreno, que estão à venda. “Há empresas do ramo imobiliário interessadas”, conta.

Antes de ser adquirido pela Enplanta Engenharia, o terreno abrigou o Hospital Psiquiátrico Jardim das Acácias, que anunciou a desativação em setembro de 2012.

Setor cria empregos na cidade e no Estado

Tauste inaugura 3ª loja na cidade esta semana Contratações devem aumentar para o fim do ano. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/9/2020)

O setor de supermercados segue gerando empregos em todo o Estado. Segundo pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (Apas), em agosto de 2020 o varejo alimentar paulista aumentou em 78,77% as vagas geradas em relação ao mesmo mês de 2019. Foram 2.215 vagas em agosto último contra 1.239 no mesmo mês do ano passado.

Em Sorocaba, recentemente pelo menos duas redes de supermercados criaram vagas: a nova unidade do Tauste e a rede Carrefour. A nova loja do Tauste gerou cerca de 535 vagas diretas e mais cerca de 300 indiretas, totalizando 835. Já a rede Carrefour anunciou a abertura de 70 vagas efetivas de emprego na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Em todo o Estado, a rede tem mais de 2 mil vagas disponíveis.

A Apas aponta que em seis dos oito meses de 2020 o número de mulheres contratadas foi superior ao de homens. Atualmente, elas representam 47% dos empregos. O setor varejista alimentar emprega mais de 548 mil em todo Estado.

Em agosto, os supermercados em todo Brasil criaram 5.630 vagas. O Estado de São Paulo ficou em primeiro lugar, representando 39,3% dos empregos. “Os números são bons para o setor que durante a pandemia precisou criar os próprios protocolos de segurança e contratar colaboradores fora do grupo de risco para prestar um serviço essencial para a população. Os supermercados devem contratar ainda mais de agora para o fim do ano, é um movimento natural do setor”, diz o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos