Buscar no Cruzeiro

Buscar

SP lança plataforma para facilitar contratação

27 de Agosto de 2020 às 00:01

SP lança plataforma para facilitar contratação Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil

O governo paulista lançou a plataforma on-line “Meu Emprego Vaga Certa”, para ampliar as oportunidades de cidadãos em busca de trabalho e facilitar o processo de contratação pelas empresas. O projeto é gratuito e conta com um banco de 1,8 milhão de currículos de trabalhadores de todo Estado.

O programa “vai permitir que as empresas rapidamente encontrem trabalhadores certos para as vagas certas”, disse ontem o governador João Doria (PSDB).

Todos os cidadãos que vivem no Estado de São Paulo e possuem o cadastro no Sistema Nacional do Emprego (Sine), do governo federal, terão os currículos na plataforma de forma automática. A plataforma pode ser utilizada por todas as empresas instaladas em território paulista, para busca dos currículos de acordo com as necessidades das vagas disponíveis. O projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pretende facilitar o preenchimento das vagas e reduzir o tempo de contratação.

O “Meu Emprego Vaga Certa” pode ser acessado por meio do site ou de aplicativo. O projeto foi desenvolvido por uma startup de tecnologia, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Como funciona

Os cidadãos em busca de emprego, que não estão no banco de dados do Sine e querem ser localizados pelas empresas, devem fazer o cadastro, que pode ser realizado no site www.gov.br/pt-br/servicos/buscar-emprego-no- sistema-nacional-de-emprego-sine, no aplicativo Sine Fácil ou nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Para os empresários que desejam contratar, basta acessar o site vagacerta.sp.gov.br ou baixar o aplicativo na loja virtual. Atualmente o sistema está disponível apenas para Android. Em breve, será liberado no formato IOS.

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) firmou parceria com a secretaria e já utiliza a plataforma para encontrar profissionais. No total, 743 vagas de trabalho serão preenchidas com os candidatos da plataforma. (Da Redação, com informações do Governo de SP)