Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba também teve redução de valores

13 de Outubro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sorocaba também teve redução de valores Rede de supermercados Bom Lugar inaugurou três unidades. Crédito da foto: Divulgação / Julio Salvo / JF Comunicação

A pesquisa da Fundação Seade mostra que Sorocaba também teve menos anúncios de investimentos no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto no primeiro semestre de 2018, a cidade recebeu anúncios de investimentos totalizando mais de R$ 698 milhões, nos seis primeiros meses de 2019 foram três unidades da rede de supermercados Bom Lugar e a inauguração do laboratório de Games (GameLab) na Universidade de Sorocaba (Uniso). Contudo, na pesquisa da Fundação Seade não aparecem os valores dos investimentos do laboratório nem da rede de supermercado.

A Prefeitura de Sorocaba confirma que houve redução dos investimentos. “Em 2018 tivemos um crescimento maior na economia, devido aos dados divulgados no início de 2018 pelo IBGE sobre o crescimento do PIB nacional de 2017, em torno de 1%. Isso tirou o Brasil da maior recessão da história recente do País, gerando mais expectativas nos investidores. Porém, o desempenho da economia em 2018 foi decepcionante diante das expectativas iniciais”, informa a administração municipal, em nota.

Para tentar reverter a situação, a Prefeitura de Sorocaba ressalta que uma nova política de incentivos fiscais para instalação e ampliação de empresas foi aprovada na Câmara.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter) destaca ainda que foi comunicada do investimento de R$ 100 milhões por parte da empresa JCB, além da Eduzz e Sankhya. “Pela Piesp, a informação foi, em Sorocaba, da Rede Bom Lugar e a Uniso. Se considerarmos a região metropolitana, foram 13 investimentos anunciados no total, mais as três mapeadas pelo município e não citadas no estudo da Piesp”, diz a secretaria.

Nos seis primeiros meses de 2019, além de Sorocaba, os anúncios de investimentos também foram para os seguintes municípios: Alumínio, Botucatu, Ibiúna, Itapetininga, Mairinque, Porto Feliz, Salto e Votorantim. Já no mesmo período do ano passado foram as cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Avaré, Botucatu, São Roque, Araçariguama, Boituva, Conchas e Itu. (Ana Cláudia Martins)