Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba gera 899 empregos em novembro

22 de Dezembro de 2018 às 06:30

Sorocaba gera 899 empregos em novembro A contratação de temporários ajudou a elevar o saldo no mês. Crédito da foto: Aldo V. Silva / Arquivo JCS (14/3/2017)

O comércio impulsionou as contratações em Sorocaba no mês de novembro e contribuiu para a cidade voltar a ter saldo positivo de empregos. Em outubro houve saldo negativo que quebrou uma sequência de três meses positivos. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês passado, foram 6.223 contratações ante 5.324 demissões -- saldo de 899 vagas.

Somente o comércio foi responsável por um saldo positivo de 600 postos de trabalho. O setor de serviços também apresentou um bom resultado no mês, com a criação de 493 vagas. Já a indústria perdeu 137 vagas em novembro. As demissões no setor são normais nesse mês, devido encerramento do prazo de encomendas para o fim do ano.

O coordenador do Curso de Ciências Econômicas da Universidade de Sorocaba (Uniso), Renato Garcia, avalia que os resultados são relativamente esperados, uma vez que nessa época do ano ocorrem as contratações no comércio visando o Natal (trabalhadores temporários) e as indústrias não tem o hábito de realizar admissões nesse período. Ele pondera, no entanto, que embora influenciado pelas datas comemorativas, o mercado de trabalho é complexo.

Garcia aponta que o resultado geral positivo é considerável. “O importante é que já vem acontecendo essa recuperação apesar de extremamente lenta. Mostra que já parou de piorar”, diz. Sobre as oscilações entre saldos negativos e positivos avalia que a tendência tem sido favorável. “Pelo menos a gente parou de ter resultados constantes negativos”, afirma. Ele aponta que os sinais de melhora contribuem para o aumento do otimismo do consumidor, porém ressalta que é importante tomar cuidado com os gastos. “É bom a pessoa ficar consciente com os recursos dela”, aconselha.

Para 2019, a expectativa do economista é um ano melhor que 2018, “mas também não excepcional”. “O governo terá que fazer uma série de ajustes ainda”, diz Garcia, que acredita que entre janeiro e fevereiro o setor industrial dará resultados interessantes e que Sorocaba será um dos municípios mais beneficiados por esse retomada. Apesar do tom positivo, ele lembra que são ainda conjecturas.

Assim como a indústria, a construção civil também demitiu em Sorocaba no mês passado. Foram 53 vagas a menos. A administração pública apresentou saldo positivo de oito vagas, e a agropecuária outras cinco.

2018

Com um mês para o fim do ano, Sorocaba caminha para um 2018 com crescimento no saldo positivo de vagas. Foram registradas 68.585 admissões e 64.988 desligamentos entre janeiro e novembro. O saldo é positivo em 3.597 vagas, com destaque para o setor de serviços. No mesmo período de 2017, eram 62.126 contratações, 61.482 demissões e um saldo de 644 postos de trabalho.

Nos últimos 12 meses, o saldo em Sorocaba é positivo em 2.570 vagas.