Economia Sorocaba e Região

Sorocaba cria 1.778 empregos em setembro e acelera recuperação

Segundo números do Caged, pelo terceiro mês seguido o resultado é bastante positivo, o dobro de agosto
Sorocaba acelera recuperação de empregos
Segundo setor com mais contratações, comércio mostra confiança nas vendas de fim do ano. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (9/10/2020)

Sorocaba teve pelo terceiro mês, em setembro, resultado positivo na criação de empregos com carteira assinada, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. O número vem crescendo desde julho, quando foram abertas 723 vagas. Em agosto foram 889 e em setembro, 1.778, o dobro do mês anterior.

A abertura de vagas mostra a recuperação do mercado de trabalho no município após demissões registradas no auge da pandemia do novo coronavírus, com o isolamento social e a paralisação de segmentos econômicos. Em março o saldo foi negativo em 1.572 postos de trabalho. As demissões prosseguiram nos meses seguintes, com -5.143 em abril, -2.276 em maio e -361 em junho. No acumulado do ano, de janeiro a setembro, o saldo ainda é negativo em 4.070 vagas. De janeiro a junho era de 7.460.

O setor de serviços liderou em Sorocaba em número de vagas no mês passado, com 778, seguido pelo comércio (466), indústria (380) e construção civil (155). As contratações do comércio já mostram confiança dos empresários para as vendas de fim do ano. E na indústria, a recomposição de parte dos empregos que foram perdidos durante o período mais intenso da pandemia.

Leia mais  MP apura denúncia de fura-fila na vacina contra Covid em Votorantim

Em agosto, o setor de serviços já havia liderado na criação de vagas de trabalho em Sorocaba: 497 do total de 889. O mesmo havia acontecido em julho, com 405 do total de 723. O setor é o que mais emprega no País e também no município.

Para os próximos meses, a expectativa é de crescimento nas contratações, com a consolidação da retomada das atividades econômicas, contribuição do pagamento do 13º salário e movimento maior no comércio devido às vendas de Natal.

São Paulo

No Estado de São Paulo, o saldo do mercado de trabalho foi de 75.706 vagas com carteira assinada abertas em setembro. É também o terceiro mês de resultado positivo.

Todos os setores contrataram, da mesma maneira com destaque para serviços (28.3530), seguido pela indústria (23.923), comércio (14.982), construção civil (8.188) e agropecuária (260).

Leia mais  Votorantim inicia vacinação em pessoas entre 85 e 89 anos na praça Lecy de Campos

No acumulado do ano (janeiro a setembro), o saldo no Estado de São Paulo ainda é negativo, com fechamento de 209.840 vagas. (Da Redação)

Comentários