Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sistema Pix sofre tentativas de fraude

16 de Outubro de 2020 às 00:01

Sistema Pix sofre tentativas de fraude Início é previsto para novembro. Crédito da foto: Lucas Lima Jr. / Fotoarena / Estadão Conteúdo

Em meio a relatos de tentativas de fraudes no cadastramento das chaves do Pix, o Banco Central (BC) afirmou ontem, por meio de nota que “já iniciou processos formais de fiscalização de participantes” do sistema. A autarquia, no entanto, não esclareceu os motivos para a fiscalização, nem informou quantas instituições financeiras estariam sendo alvo deste processo.

“O Banco Central informa que monitora e supervisiona continuamente o processo de cadastramento de chaves Pix, já tendo iniciado processos formais de fiscalização de participantes”, afirmou o BC. “Caso detecte irregularidades nesses processos, incluindo eventuais cadastramentos indevidos, o Banco Central punirá os infratores nos termos da regulação vigente.”

Em sua comunicação, o BC não deu detalhes sobre a questão dos “eventuais cadastramentos indevido”‘. O Broadcast entrou em contato com a autoridade monetária para saber, exatamente, o que motivou a comunicação, mas o BC não respondeu.

O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos do Brasil. O processo de cadastramento das chaves começou em 5 de novembro. Desde então, há diversos relatos na internet de tentativas de fraudes, inclusive por meio da montagem de sites falsos de bancos, para roubo de informações dos clientes. O sistema começará a funcionar em 16 de novembro. (Fabrício de Castro - Estadão Conteúdo)