Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc promove série de debates em ‘Ideias’

15 de Outubro de 2020 às 22:01

Sesc promove série de debates em ‘Ideias’ O trabalho de Cássio Vasconcelos será um dos temas de hoje. Crédito da foto: Cássio Vasconcelos / Divulgação

Com o objetivo de incentivar a reflexão no contexto desafiador em que nos encontramos, a série “Ideias”, promovida pelo Sesc São Paulo por intermédio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF), traz a transmissão ao vivo de debates sobre as principais questões que tensionam a agenda sociocultural e educativa atual. Sempre às 16h, as conferências acontecem pelo canal do YouTube do Sesc São Paulo, com participação do público e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Hoje acontece o bate-papo “São Paulo Vista de Cima: Fotografia e Paisagem Urbana” aborda a relação entre fotografia e paisagem urbana, tendo como ponto de partida o livro “São Paulo Vista de Cima”, livro lançado recentemente pelo fotógrafo Cássio Vasconcellos -- que participa do debate ao lado da também fotógrafa e artista plástica Claudia Jaguaribe. A obra traz uma reflexão sobre as transformações que perpassam a arquitetura monumental, a ocupação urbana, as restritas áreas verdes e certa organização estética do caos que habita a cidade. A apresentação é de Eder Martins, mestre em história social pela PUC-SP e pesquisador no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, com mediação de Francisco Alambert, doutor em História pela USP, historiador e crítico de arte.

Fechando a série de debates, amanhã acontece a conversa “O Prazer dos Olhos”, que trata das investigações contemporâneas do olhar. Estarão em pauta as ideias e ações audiovisuais de um novo tempo de observar e enxergar, diálogos e reflexões sobre a criação de imagens poéticas e cinéticas, inventividade e inovação. O debate conta com as presenças de Julia Zakia, diretora e fotógrafa, Biarritzz, artista transmídia e Patricia Ferreira Pará Yxapy, cineasta indígena brasileira. A apresentação é de Solange Alboreda, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP, curadora de cinema ambiental e técnica do SescTV, com mediação de Lucila Meirelles, videoartista, diretora de vídeo e TV e mestra em Artes Visuais. (Da Redação)