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Selos aumentam vendas e fidelizam clientes em hipermercados

27 de Maio de 2019 às 21:02

Selos aumentam vendas e fidelizam clientes Sandra Regina acredita que as campanhas de selo são efetivas em fidelizar clientes. Crédito da foto: Erick Pinheiro

As campanhas de selos das redes de hipermercados têm se tornado uma ação popular na busca pela fidelização dos clientes. Panelas, potes, bichos de pelúcia e outros agrados podem ser obtidos com descontos quando o consumidor atinge determinada quantidade de selos -- que são distribuídos a cada compra. A estratégia movimenta um mercado bilionário em todo o mundo. No Brasil, a empresa BrandLoyalty já desenvolveu campanhas para redes nacionais como Coop, Pão de Açúcar, Extra, Makro e Dia %, e para o Grupo Super Muffato, com aumentos de 6% a 15% no faturamento desses varejistas.

Na Cooperativa de Consumo (Coop), o atrativo da nova campanha são modelos de pelúcias dos personagens Disney - Pua (Moana), Simba (Rei Leão), Dumbo, Marie (Os Aristogatas) e a Dama (do filme A Dama e o Vagabundo). No setor de atendimento da unidade Árvore Grande, a movimentação de clientes em busca das pelúcias é constante.

A cliente Sandra Regina Guimarães, 53 anos, acredita que as campanhas de selo de fato são efetivas em fidelizar as compras, sendo que acaba favorecendo determinado hipermercado quando ações do tipo estão ocorrendo. “Todo mundo gosta de ganhar alguma coisa”, avalia. A senhora, que já tinha participado da campanha do ano passado, aproveitou para pegar mais uma pelúcia que pretende dar à sobrinha. A cliente Maria José Schincariol, 76 anos, também retirava o brinquedo para dar de presente. O neto ganhará duas pelúcias de personagens. “São lindos”, disse.

Como é a campanha

A campanha de descontos distribuirá selos até 16 de junho e, no período exclusivo para a compra com ou sem desconto, que será de 17 a 30 de junho, não haverá distribuição. Neste ano, a ação prevê que a cada R$ 20 de compra em um mesmo cupom fiscal, o cliente Coop receba um selo. Ao apresentar a cartela preenchida com 30 selos, os clientes cooperados, ou seja, aqueles que já fazem parte do programa de relacionamento da Coop, receberão 98% de desconto na compra das pelúcias, que custarão R$ 0,99 a unidade. Já para os clientes não cooperados, o desconto é de 87% e o valor dos itens com 30 selos de desconto será de R$9,99. Os produtos também estarão disponíveis para compra (sem selinhos de desconto) por R$ 79,99. Não fazem parte da campanha itens como bebidas alcoólicas, tabaco e derivados, medicamentos e serviços. Mais informações: www.selinhosdedescontocoop.com.br

Quem faz

A BrandLoyalty, empresa holandesa especializada em campanhas de fidelização de curto prazo, é pioneira no uso de selinhos para premiação com brindes no Brasil. A multinacional opera em 60 países e em mais de 50 mil lojas ao redor do planeta. Presente no Brasil desde 2012, registrou uma taxa de crescimento anual de 75%, que movimentou mais de 1,2 bilhão de selos e mais de 1 milhão de tonelada de produtos importados. De acordo com a empresa, o Brasil é o quinto mercado que mais fatura para a companhia holandesa.

Selos aumentam vendas e fidelizam clientes Pua (Moana), Simba (Rei Leão), Dumbo, Marie (Os Aristogatas) e a Dama (A Dama e o Vagabundo) são atrativos da campanha. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A rede de hipermercados já realizou outras campanha semelhantes com a Brandloaylty. Além de outra ação com pelúcias, no ano passado, entre maio e setembro, seus selinhos foram usados nos supermercados da cooperativa para a compra de refratários de vidro. De acordo a BrandLoyalty, as campanhas são mais complexas do que podem parecer à primeira vista. O planejamento leva em conta os dados dos consumidores, assim como o seu comportamento de compras, seus desejos e suas ambições para a definição dos produtos envolvidos. Já a dimensão lúdica do ato de colecioná-los tem como objetivo promover uma maior interação da rede varejista com o seu consumidor final.

“Queremos repetir o sucesso já obtido pelas campanhas de selinhos que fizemos para a Coop no ano passado. Temos como principal objetivo conquistar para nossos clientes varejistas a ‘participação no coração’ dos seus clientes por meio de campanhas de fidelização de curto prazo, que resultam em maior frequência às lojas e crescimento substancial de ticket médio”, resume Beatriz Ramos, CEO da multinacional holandesa. (Priscila Fernandes)

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