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Segmento de luxo impulsiona expansão do Catarina Fashion Outlet

22 de Agosto de 2018 às 07:06

Segmento de luxo impulsiona expansão do Catarina Fashion Outlet, em São Roque As vendas tiveram crescimento entre 2016 e 2017, período de crise econômica no País. Crédito da foto: Fábio Rogério

Alheio à crise econômica, o segmento de luxo impulsiona a expansão do Catarina Fashion Outlet, às margens da rodovia Castelo Branco (SP-280), em São Roque. O local ganha 29 novas lojas, totalizando 160 operações -- que representam 200 marcas. A área bruta locável aumentou em 5.500 metros quadrados chegando a 30 mil metros quadrados.

A estimativa é de uma geração de 400 empregos diretos, que somados aos já existentes resultam em 2.200 trabalhadores. O investimento feito pela JHSF -- empresa proprietária do empreendimento -- para realizar a expansão não foi divulgado.

De acordo com o superintendente do Catarina, Jorge Pauli Niubó, estima-se que o outlet represente quase 3% dos empregos nos três municípios do entorno -- levando em conta que Araçariguama, São Roque e Mairinque possuiriam juntos 80 mil pessoas em idade economicamente ativa. “A gente tem um direcionamento de tentar contratar pessoas da região”, diz ele. A maior parte das 400 novas vagas já foi preenchida e cerca de 250 pessoas trabalharam nas obras.

2ª expansão

Inaugurado em 2014 com 89 lojas, o outlet passa agora por sua segunda expansão. A primeira foi em 2015. Com isso, torna-se o maior shopping no formato outlet do Brasil, afirma a JHSF.

Entre as marcas atraídas nessa nova etapa, estão grifes internacionais como Salvatore Ferragamo, Tommy Hilfiger e Gucci -- esta última com seu primeiro outlet na América Latina. São 21 lojas já em operação e o restante funcionará efetivamente nos próximos meses.

Jorge Niubó aponta um crescimento de vendas entre 2015 e 2016 de 30% -- lembrando que foi um ano de acréscimo de lojas -- e entre 2016 e 2017 de 8%. Para 2018, a expectativa é manter o ritmo de crescimento. Atualmente, o shopping tem uma taxa de ocupação de 100%. A maturação do conceito de outlet é um dos fatores para o bom volume de vendas.

A expansão completa o projeto inicial, quando espaços para potenciais amplificações já estavam pré-determinados. Novas ampliações não estão descartadas. A área atual do Catarina é de aproximadamente 270 mil metros quadrados, mas o espaço total da JHSF é de 600 mil metros quadrados. “Se o mercado suportar, se demandar, temos como mais que dobrar esse shopping”, afirma Robert Bruce Harley, presidente da JHSF Malls.

Público sem crise

Segmento de luxo impulsiona expansão do Catarina Fashion Outlet, em São Roque A maior parte dos clientes do shopping, 55%, é da classe A. Crédito da foto: Fábio Rogério

Com a maior parte do público na classe A, um mix de lojas que inclui marcas como Burberry e Carolina Herrera, o outlet garante que a crise não foi sentida no empreendimento. Dados do Ibope Inteligência apresentados pelos executivos apontam que 55% dos clientes do local são da classe A, 23% da B1, 15% da B2, 6% da C1 e 1% da C2. “Tem muito a ver com essa consolidação das marcas internacionais em nosso empreendimento”, aponta Jorge Niubó.

O fluxo anual de visitantes é de 3 milhões de pessoas, número que se reverteria diretamente em compras, afastando o empreendimento do estereótipo do visitante que “apenas passeia” no shopping. Segundo Niubó, “78% das pessoas que vêm ao Catarina compram e cada pessoa entra em pelo menos 6.1 lojas. Isso está praticamente o dobro da média do Estado de São Paulo”. O valor médio gasto pelos consumidores seria de R$ 700.

Para atender esse público, o Catarina oferece até serviços gratuitos de transporte, que partem de pontos na capital paulista. A maior parte dos clientes seriam da capital e Grande São Paulo, em seguida da região do entorno como São Roque e Sorocaba e o restante de viajantes de todo o Brasil.

A empresa afirma que um dos grandes atrativos do local continua sendo os produtos a preços mais convidativos e que por isso promove desde o início uma conscientização junto aos lojistas para que forneçam condições vantajosas. “Ninguém sai de São Paulo -- dirigir 60 quilômetros -- para não ter preço”, diz Harley.

Os executivos destacam que dois pontos são essenciais para atrair os clientes: preço e localização. E a do empreendimento foi estratégica. O ponto englobaria 34 municípios, com 15 milhões de habitantes, representando 65% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

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