Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretário de Trabalho: ‘copo está meio cheio’

28 de Maio de 2020 às 00:01

Secretário de Trabalho: ‘copo está meio cheio’ Sem “explosão”, diz Bianco. Crédito da foto: Fabui Pozzebom / Arquivo ABR (2/3/2020)

Apesar da eliminação de mais de 1,1 milhão de empregos entre março e abril, o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, disse que o “copo está meio cheio” e que empregos estão sendo preservados com as medidas como suspensão de salários e redução de jornada. “Desemprego não é algo para comemorar, a preservação de empregos é comemorável. O copo está meio cheio, estamos preservando emprego e renda”, afirmou.

Bianco reconheceu que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que apontou a redução de 860.503 postos de trabalho em abril, são duros e refletem a pandemia do coronavírus. “O Brasil está conseguindo preservar empregos, mas não manter nível de contratação”, completou.

De acordo com o secretário, os dados do Caged ajudarão o governo a formatar uma nova fase de políticas públicas, que será para estimular contratações. Ele não detalhou medidas. Bianco afirmou que, apesar do saldo negativo, não houve “explosão” de demissões no Brasil como em outros países.

Até 26 de maio, 8,154 milhões de trabalhadores foram atingidos com medidas como suspensão do contrato ou redução do salário e jornada.

O Caged não havia sido divulgado desde janeiro, quando migrou para o eSocial. As empresas relatavam dificuldades no preenchimento que, depois, foram agravadas com o fechamento de escritórios por conta da pandemia. (Lorenna Rodrigues e Amanda Pupo - Estadão Conteúdo)