Buscar no Cruzeiro

Buscar

Regional Sorocaba do Ciesp completa 70 anos

01 de Julho de 2020 às 00:01

Regional Sorocaba do Ciesp completa 70 anos Diretores da regional: Cancellara, Syllos e Tanigawa. Crédito da foto: Divulgação Ciesp Sorocaba

A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) completa nesta quarta-feira (1º) 70 anos. A instalação ocorreu no dia 1º de julho de 1950. A regional foi uma das primeiras a serem implantadas pelo Ciesp, que deu início a sua regionalização em 1949. Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, “ao lado de Bauru, Rio Claro, Campinas, São Carlos e Americana, Sorocaba foi uma das primeiras cidades a receber uma regional. No início eram 23 associados e hoje este número já passa de 300”.

No dia da instalação, participou um grande número de industriais, representantes do comércio e da sociedade sorocabana. O primeiro delegado regional foi Antonio Padua Pinto.

Erly de Syllos lembra ainda que o objetivo da entidade ao longo destes 70 anos foi sempre de defender o papel estratégico da indústria e colaborar para o desenvolvimento regional. “Com o declínio da indústria têxtil na década de 1970, o Ciesp, em parceria com a Prefeitura, estimulou a diversificação do parque industrial e a implantação do Distrito Industrial, que hoje conta com cerca de 1.500 empresas. Tivemos várias conquistas nestes anos todos e uma das bandeiras levantadas pela entidade foi o associativismo e a inovação tecnológica, que resultou na instalação do Parque Tecnológico Alexandre Beldi Netto, inaugurado em 2012”, observa.

De acordo com o primeiro vice-diretor do Ciesp Sorocaba, Mario Tanigawa, outro marco para a cidade que contou com a articulação do Ciesp foi a instalação da montadora Toyota, em agosto de 2012, colocando Sorocaba no seleto grupo de municípios que possuem montadoras automobilísticas.

O segundo vice-diretor, Nelson Cancellara, destaca a revista da entidade, que está na sua 114ª edição.

Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, nestas sete décadas passaram pela diretoria da entidade nomes de destaque da cidade, como: José Pereira Cardoso, Carlos Pereira Paschoal, Laelso Rodrigues, Nelson Guarnieri de Lara, Jorge Guilherme Senger, João Batista Castanho Sobrinho, Antonio Carlos Pannunzio, Gabor Jeszensky, Romeu Lourenço Landi, Leosmar Gonzales Martins, Ubiratan Zachetti, Daniel de Jesus Leite, Antonio Roberto Beldi, entre outros.

“Embora este ano não poderemos comemorar a data com um evento social como estava programado, o Ciesp em parceria com a Fiesp e com o Sesi e Senai, está coordenando junto às indústrias ações de combate à Covid-19, tais como: manutenção de respiradores, desenvolvimento de novos equipamentos, fabricação de máscaras e de álcool gel, além de ações sociais como a distribuição de 230 mil refeições diárias em todo o Estado e 100 mil cobertores”, descreve Erly de Syllos. (Da Redação, com informações do Ciesp Sorocaba)