Buscar no Cruzeiro

Buscar

Região de Sorocaba se destaca em lançamento de lotes

23 de Janeiro de 2019 às 14:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Sete cidades da Região Administrativa de Sorocaba acumulam estoque de 6.089 unidades. Foto: Emídio Marques

Levantamento feito com sete cidades da Região Administrativa (RA) de Sorocaba, pelo Secovi-SP, mostrou que entre os lotes urbanizados lançados no Estado de São Paulo nos nove primeiros meses de 2018, a região ficou na 2ª posição. Foram 2.789 unidades lançadas no período contra 3.727 lotes da RA de São José do Rio Preto, que ocupa a 1ª posição no ranking.

De maneira geral, a pesquisa indica que a oferta vem sendo maior que a demanda, mas que pode aumentar nos próximos meses com sinais de melhoria na economia.

Em relação aos lotes vendidos no terceiro trimestre de 2018, a pesquisa revelou que na RA de Sorocaba foram 1.081 unidades, totalizando R$ 148 milhões. Com isso, a região ficou em 4º lugar, atrás de São José do Rio Preto (2.389), Campinas (2.122) e São José dos Campos (1.529).

Quanto aos estoques de lotes disponíveis para a venda, a região de Sorocaba fica na 2ª posição, com 6.089 unidades. A de Campinas lidera, com estoque de 10.116 lotes.

A pesquisa da Secovi selecionou 55 cidades com mais lotes aprovados, que correspondem a uma amostra de 51% do Estado de São Paulo. Na RA de Sorocaba, as sete cidades selecionados foram Sorocaba, Boituva, Itapetininga, Itu, Salto, Tatuí e São Manuel.

O diretor regional do Secovi em Sorocaba, Guido Cussiol Neto, avalia que Sorocaba atualmente possui uma oferta maior de lotes em relação à demanda. “A oferta está maior que a demanda, porém existe uma demanda reprimida porque as pessoas ainda não estão confiantes na recuperação da economia para fazer um investimento mais alto, como a compra de um imóvel”, aponta.

Para Cussiol, a venda de lotes ainda é um processo lento em função do tempo de regularização e aprovação de um loteamento, que é longo atualmente, podendo chegar até oito anos.

A pesquisa do Secovi indica que Sorocaba e outras seis cidades da região se destacam na expansão urbana, assim como outras importantes centro regionais do Estado de São Paulo, como Campinas, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

As 55 cidades pesquisadas lançaram 8,1 mil lotes residenciais no terceiro trimestre de 2018, divididos em 20 loteamentos, resultando na média de 406 lotes por empreendimento, conforme o Secovi. Comparado com o terceiro trimestre do ano anterior, quando foram lançados 4,8 mil lotes, houve um aumento de 69%.

No 3º trimestre de 2018, as cidades pesquisadas tinham 470 empreendimentos com lotes disponíveis para venda, sendo 50% abertos e 50% fechados, lançados a partir de janeiro de 2012. Esses loteamentos totalizaram 189,3 mil unidades.

Galeria

Confira a galeria de fotos