Economia

Redes de supermercados confirmam quatro novas lojas em Sorocaba

Os investimentos ampliam as opções ao consumidor, geram empregos e impulsionam a economia local
Redes de supermercados confirmam que vão abrir quatro novas lojas em Sorocaba
O Tauste irá construir a terceira unidade na área onde seria o shopping Tangará, na avenida General Carneiro. Crédito da foto: Emidio Marques

O setor supermercadista, que tradicionalmente tem uma concorrência acirrada em variedade e preços, vive dias de boas expectativas em Sorocaba. Quatro redes de supermercados — Tauste, Confiança, Barbosa e São Vicente — devem instalar novas lojas no município.

Se os planos forem concretizados, as novas lojas vão ampliar o leque de ofertas ao consumidor e impulsionar a economia local com geração de empregos diretos e indiretos e maior arrecadação de tributos.

Visibilidade

Em Sorocaba, as redes Tauste, Confiança e Barbosa já estão com os nomes e logotipos visíveis em seus projetos. Na avenida General Carneiro, a inscrição no muro anuncia o local da terceira loja do Tauste no município, na área que tinha sido programada para o shopping Tangará.

A loja da rede Confiança já está em construção na avenida Armando Pannunzio, no local do antigo prédio da Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL).

Na avenida Dom Aguirre, próximo à ponte do Pinga-Pinga, uma placa da rede Barbosa anuncia mais uma loja “em breve” e convida: “Venha fazer parte da nossa família.”

Redes de supermercados confirmam que vão abrir quatro novas lojas em Sorocaba
A rede Barbosa reforma prédio na avenida Dom Aguirre e contrata funcionários. Crédito da foto: Emidio Marques

A loja da rede São Vicente tem local programado para a avenida José Joaquim de Lacerda, próximo à confluência com a rua Júlio Ribeiro, na região da Vila Santana e Vila Gabriel.

Os departamentos de marketing e comercial das quatro lojas confirmaram os planos de investimento, embora não tenham adiantado detalhes dos prazos para inauguração, valores, números de empregos a serem gerados e perfis das unidades, como a quantidade de vagas nos estacionamentos. Propuseram-se a divulgar tais informações assim que estiverem disponíveis.

Além dos investimentos programados para Sorocaba, em Votorantim a rede de supermercados Malucho prepara para o início de outubro a inauguração da sua terceira loja, localizada no Jardim Cristal, segundo o empresário Marcos Tozi. A rede Malucho já opera com duas lojas, sendo uma no centro de Votorantim e outra no Parque Jataí. Tozi informa que a nova unidade vai gerar aproximadamente 50 empregos diretos.

Em março passado, o Cruzeiro do Sul publicou reportagem na qual contabilizava a instalação de ao menos quatro novos supermercados em Sorocaba até então. Foi o suficiente para concluir que o setor vivia já naquela ocasião um momento de concorrência acirrada. Os supermercados instalados mais recentemente eram das redes Tauste (na avenida Itavuvu), Boa (avenida Nogueira Padilha), Pão de Açúcar (Alto da Boa Vista) e Lopes (avenida Américo Figueiredo).

Estabilidade

Redes de supermercados confirmam que vão abrir quatro novas lojas em Sorocaba
Marcos Tozi: crescimento é pequeno, mas estável. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (4/3/2016)

O empresário Marcos Tozi, também vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas) no Estado de São Paulo, analisa que o setor supermercadista vive um equilíbrio: “Crescimento muito pequeno em relação ao ano anterior, mas ainda é um segmento que vem estável. O pessoal (consumidor) muda um pouco a opção de compra, mas continua comprando.”

Tozi também analisa os motivos para os novos investimentos na cidade e região: “O posicionamento de Sorocaba vem se despontando como uma das melhores cidades para se investir no interior. O poder aquisitivo da população, o índice per capita da região acabavam favorecendo novos investimentos.”

Tradicionalmente, a rotina dos supermercados é frenética nas iniciativas para atrair os clientes, como se verifica em Sorocaba. As lojas usam, por exemplo, designar um dia da semana para a venda com descontos de produtos de primeira necessidade (geralmente verduras, frutas e legumes), anunciam ofertas-relâmpago, parcelam o valor das compras no cartão e se dispõem a praticar preços mais atraentes que a concorrência.

Comentários