Buscar no Cruzeiro

Buscar

Procon Sorocaba constata descontos de até 35% na Black Friday

29 de Novembro de 2019 às 22:20

Lojas físicas também foram fiscalizadas. Crédito da foto: Emídio Marques/Arquivo JCS (23/11/18)

O Procon Sorocaba realizou ontem o balanço final da Operação Black Friday e constatou que descontos foram de até 35%. O balanço ocorre, anualmente, após o término da operação a fim de verificar práticas abusivas nos preços. A operação ocorreu simultaneamente em duas modalidades: monitoramento e diligência.

[irp posts="192126" ]

 

Na primeira modalidade houve a pesquisa de preço de 40 produtos em seis lojas virtuais e 13 lojas físicas, semanalmente, desde 16 de outubro. Já na segunda, diligências realizadas na quinta e sexta-feira totalizaram 20 lojas.

O Procon Sorocaba verificou que nos itens monitorados ocorreram descontos na faixa de 10% a 35%. Quanto aos demais itens, os possíveis aumentos foram em pequena proporção.

Do total de estabelecimentos fiscalizados, três foram autuados por deixar de informar o preço para pagamento à vista e ofertar produtos com desconto sem, no entanto, informar os valores já calculados, o que configura inadequação de informação de preço, informa o órgão.

Nas empresas monitoradas não foi constatado aumento nos preços, a chamada “maquiagem”, pois houve descontos na comparação do período pesquisado, desde 16 de outubro. (Da Redação)