Buscar no Cruzeiro

Buscar

Postos já podem vender novo tipo de gasolina no Brasil

03 de Agosto de 2020 às 22:51

 Postos já podem vender novo tipo de gasolina no Brasil Crédito da foto: Divulgação Petrobras

A gasolina para carros e motos já pode ser vendida desde esta segunda-feira (3) com o novo padrão estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a destilação, a octanagem e a massa específica da gasolina automotivo vendida no País.

Tudo isso se deve à Resolução nº 807/2020, publicada em janeiro passado. Ela determina as novas especificações de valor mínimo de massa específica (ME), de 715,0 kg/m3. Especifica, ainda, valor mínimo de 77,0 ºC para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A. Tem, também, a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), que já existe nas especificações da gasolina de outros países.

Segundo a especialista em regulação da ANP, Ednéa Caliman, o produto brasileiro passará a ter mais qualidade e maior eficiência energética. “Esperamos que proporcione maior rendimento, gerando diminuição do consumo e aumento da autonomia dos veículos”, disse.

Ednéa não acredita que a nova gasolina chegará mais cara ao consumidor, ainda que possa haver uma compensação com a maior eficiência dos motores e consequente redução na quantidade.

A ANP fixou o prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adequarem à resolução. Até lá, será permitido a venda do combustível ainda sem atender integralmente às novas características. (Agência Brasil)