Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pix Cobrança vai substituir boleto para pagamentos

30 de Outubro de 2020 às 00:01

Pix cobrança vai substituir boleto para pagamentos Crédito da foto: Reprodução

O Banco Central anunciou ontem a aprovação de novas funcionalidades ligadas ao Pix, o serviço brasileiro de pagamentos instantâneos. Entre elas, está o Pix Cobrança, que permitirá que lojistas, fornecedores, prestadores de serviços e outros empreendedores possam emitir um QR Code para operações de pagamento imediato ou em data futura com informações sobre juros, multas e descontos.

De acordo com o BC, será possível emitir um QR Code em pontos de venda ou comércios eletrônicos, por exemplo, ou cobranças com vencimento em data futura. “Nesse caso, é possível configurar outras informações além do valor, como juros, multa, descontos. É uma funcionalidade parecida com o que ocorre hoje com o boleto”, explicou o órgão, em nota.

A autarquia informou ainda que a diferença da nova funcionalidade para a emissão de QR Code, que já estava prevista no sistema, é que, no Pix Cobrança o recebedor pode cadastrar dados como multa por atraso no pagamento, descontos e juros.

O Pix Cobrança para pagamentos imediatos poderá ser feito já a partir do lançamento do novo sistema, marcado para 16 de novembro. (Estadão Conteúdo)