Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operadoras pedem Huawei no Brasil

05 de Julho de 2020 às 00:01

Operadoras pedem Huawei no Brasil Crédito da foto: AFP / Divulgação

A pressão crescente do governo dos Estados Unidos para restringir a presença da chinesa Huawei no mercado de telecomunicações de vários países preocupa as operadoras que atuam no Brasil, que veem risco de concentração no fornecimento de equipamentos, aumento de preços e limitação de tecnologia. Nas próximas semanas, os representantes das teles buscarão uma agenda com os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Casa Civil) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores), conforme apurou o Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Estes ministros compõem o núcleo militar e diplomático do governo de Jair Bolsonaro e serão essenciais no processo que dará sinal verde ou vermelho para a atuação da Huawei no País, considerando aspectos ligados à segurança cibernética e à relação estratégica com Estados Unidos e China.

O lobby tem como pano de fundo o medo das operadoras de que, sem a companhia chinesa, o mercado brasileiro fique com apenas dois grandes fabricantes de equipamentos -- a sueca Ericsson e a finlandesa Nokia. Na prática, isso se traduziria em menor competição e alta nos custos de operação, que seriam repassados aos consumidores, dizem as teles. (Estadão Conteúdo)