Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercedes fecha fábrica de carros no Brasil

17 de Dezembro de 2020 às 23:01

Mercedes fecha fábrica de carros no Brasil Montadora produzia dois modelos em Iracemápolis. Crédito da foto: Divulgação / Mercedes-Benz

Durou menos de cinco anos a história da fábrica de automóveis da Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo. A empresa anunciou nesta quinta-feira (17) que a unidade, inaugurada em março de 2016, encerrará a produção. Segundo a Mercedes, ainda está sendo estudada a melhor solução para o destino da unidade e seus 370 funcionários, que não serão demitidos imediatamente.

A decisão de parar a produção em Iracemápolis veio de uma soma de fatores, de acordo com a montadora. Mas o principal deles foi o econômico. A crise pela qual o Brasil passou nos últimos anos se agravou com a pandemia. “Isso causou uma queda significativa nas vendas de automóveis premium”, disse, em comunicado, Jörg Burzer, membro do conselho de administração da Mercedes-Benz AG.

A fábrica era responsável por produzir o utilitário esportivo (SUV) compacto GLA -- cuja fabricação já havia sido paralisada em setembro -- e o sedã médio Classe C. (Estadão Conteúdo)