Buscar no Cruzeiro

Buscar

Medidas para pequenas são preparadas

02 de Junho de 2020 às 00:01

Medidas para pequenas são preparadas Crédito da foto: Divulgação

O Banco Central deve anunciar em breve medidas para estimular a concessão ao crédito, principalmente para pequenas e médias empresas (PMEs). “Esse é nosso principal problema hoje. O Banco Central deve anunciar medidas em breve com esse direcionamento”, afirmou o presidente do BC, Roberto Campos Neto.

Em audiência na comissão mista do Congresso que acompanha medidas de combate à pandemia do coronavírus, Campos Neto repetiu que não entende que emissão de moeda deve ser usada neste momento. Ele afirmou que o mercado vê como assimetria tanto reduzir juros com inflação alta como emitir moeda com inflação baixa e que isso cria um “viés de alta” na inflação.

Campos Neto acrescentou que a expectativa do Banco Central para a atividade econômica está defasada e será atualizada para pior neste mês, no próximo relatório de inflação. O último relatório, ainda de março, prevê variação zero no PIB deste ano. Já o relatório de mercado Focus, divulgado ontem, espera recuo de 6,25%.

O governo poderá permitir que empresas tomem crédito subsidiado para financiar o pagamento da folha de pagamentos com o compromisso de manter apenas 50% de seus empregados. A informação consta da apresentação do presidente do BC em comissão do Congresso Nacional.

Até agora, a exigência era de conservar 100% dos empregos, mas a linha vinha tendo uma procura menor do que a esperada. (Estadão Conteúdo)