Buscar no Cruzeiro

Buscar

Medidas de urgência acabam no fim do ano, diz secretário

09 de Junho de 2020 às 00:01

Medidas de urgência acabam no fim do ano, diz secretário Adolfo Sachsida é secretário de Política Econômica. Crédito da foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil (8/4/2020)

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou ontem que “inevitavelmente” acabarão no fim deste ano as medidas tomadas pelo governo para combater os efeitos econômicos da pandemia do novo coronavírus porque o País não pode transformar a crise “transitória em permanente”.

O comentário surge em meio a pressões para que programas de transferência de renda, principalmente o auxílio emergencial de R$ 600, adotados pelo governo na crise, sejam prorrogados.

Sachsida afirmou ainda que, em 2020, o mecanismo do teto de gastos, que impede que as despesas cresçam em ritmo superior à inflação, será preservado. “Passada a pandemia, vamos retomar a consolidação fiscal”, afirmou. “O Brasil tem restrições fiscais claras. Não podemos sair gastando, porque depois a conta vem”, afirmou. Sachsida disse que a “responsabilidade fiscal não é antagônica ao crescimento econômico”.

Segundo ele, os programas de transferência de renda adotados até o momento também estão “funcionando bem”, assim como as medidas voltadas para a manutenção de empregos nas empresas. O secretário reconheceu, porém, que está faltando fazer o crédito chegar às micro e pequenas empresas, neste período de crise. ‘Estamos muito atentos a isso. Estamos trabalhando inclusive em um plano B e em um plano C‘, declarou.

PIB

Economistas do mercado financeiro cortaram novamente suas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2020. Conforme o Relatório de Mercado Focus divulgado ontem, a expectativa passou de retração 6,25% para 6,48%. Há quatro semanas, a estimativa era de baixa de 4,11%. No fim de maio, o IBGE informou que o PIB recuou 1,4% no primeiro trimestre de 2020, ante o quarto trimestre de 2019. (Fabrício de Castro - Estadão Conteúdo)